Matéria-1141546

Contrastes e coisas nossas

O fabuloso futebol brasileiro pode ser analisado sob dois ângulos: a) as maravilhas e conquistas em campo; b) as desordens e mancadas fora dele. Ganhamos a Taça Jules Rimet. Guardamos a réplica; os ladrões levaram e derreteram a original. No Ceará, o campeão recusa a taça que é sua e a FCF doa a taça que não lhe pertencia. A magia do futebol tem também a capacidade de hipnotizar o público: convence que deve construir estádios gigantescos em tempo recorde, mas não pode fazer o mesmo com hospitais. E o meu povão também é incrível: pede estádios modernos, mas quando os recebe, logo cuida de depredá-los. É difícil entender essa gente.

O novo Leão

Com as recentes contratações, como ficará a cara do novo Leão para este segundo semestre? Aí estão o zagueiro Walisson, o lateral esquerdo Marinho Donizete, os volante Elton e Gustavo Moura e os atacantes Marcelo Régis, Assisinho e Waldison. Não há como opinar sem ver o time em ação em jogos oficiais. Treino é treino...

Ação

Importante é que a diretoria tricolor está atuante. Não se omite. Pode até errar em algumas dessas contratações, o que é comum, mas o esforço tem o propósito de dar suporte ao Fortaleza para desenvolver uma marcha ascensional cujo objetivo é ousado: Série B em 2013 e Série A em 2014, ano da Copa do Mundo. Resta agora examinar na prática.

Sem queimação

O miolo da zaga do Ceará não vinha bem. No "estadual", embora o time tenha sido campeão, houve falhas graves, inclusive nos jogos com o Fortaleza. PC Gusmão teve de fazer mudanças. Tudo bem. Mas vale uma observação: cuidado para não queimar o garoto Potiguar. Nesta parte, a questão deve tratada com cuidado. Aliás, outro equívoco no "estadual" foi a pouca escalação de Erivélton, o mais seguro e conhecedor da posição dentre os que lá estavam. A torcida espera que agora, com os novos contratados, o problema seja resolvido.

Retomada da vida

Dramas existenciais são comuns. Importante é que a pessoa encontre força interior para superar as dificuldades. Nem sempre é fácil, claro. Mas, quando o interessado assume o propósito de com determinação sair do problema, as condições passam a ser favoráveis. É o caso de Mota. Agora me parece, bem viável a sua retomada pela vida. Tomara!

Sucesso total

Maracanaú vive momento de euforia no esporte: no futebol subiu para a primeira divisão cearense. No futsal, disputa o título estadual em igualdade de condições com os concorrentes. Está previsto o reinício das obras de construção do estádio local. O prefeito Roberto Pessoa comparece aos jogos e tem todas as razões para estar empolgado.

"Sempre disse que o nosso principal objetivo este ano era e é subir para a Série B. Queríamos o título estadual, mas a prioridade continua sendo a ascensão nacional"
Jorge Mota
Diretor de futebol do Fortaleza

Recordando. Década de 1970. Icasa. A partir ds esquerda (em pé): treinador Vicente Trajano, Val, Dão, Nonato Aires, Catolé, ? , Luciano. Na mesma ordem (agachados): Zé Raimundo, Dote (brilhou no Ceará). Agenor, Beto, ? , Raimundo (massagista). Colaboração de Val Tavares.