Dificuldades previsíveisPrevisíveis as dificuldades que o Ceará terá em Curitiba. Ter sofrido dois gols em casa obrigará o alvinegro a ter proposta ofensiva, visando a tirar a diferença. Dirão, talvez, que basta vitória simples para garantir a vaga aos cearenses. É verdade. Mas, por mais paradoxal que pareça, essa proposta requererá da defesa alvinegra maior atenção. É que os gols sofridos diante do Paraná foram produto da desatenção coletiva, num setor onde estavam Thiego e Heleno. De três ataques que fez, o Paraná deixou duas bolas nas redes. Já o Ceará desperdiçou carrada de chances. Mote para hoje: inverter a situação, ou seja, errar menos na defesa e acertar mais nas conclusões. Se assim não for, Deus meu...
ProvasA contagem dos cartões é zelo que toda equipe deve ter. A utilização de atletas apenados, não raro, traz problemas. O presidente do Crateús, Franzé Martins, cobra provas ao Ferrão. Este apoia-se na súmulas. Não creio seja difícil a definição da questão. As súmulas são provas cabais, irrefutáveis. Será fácil dizer com quem está a razão.
HomenagemSábado, 21 de abril, faz cinco anos da morte do piloto desportivo e piloto privado Maurocélio Rocha Pontes. Em memória do querido aviador será prestada homenagem no Beco do Cotovelo, em Sobral, a partir de 9 horas, iniciativa do programa "Show Ivan Frota". Missa às 17 hs na Igreja de São Francisco. Maurocélio morreu num acidente aéreo.
Vantagem de sobraSó uma surpresa monumental tirará do Fortaleza a vaga para seguir na Copa do Brasil. Os 4 a 0 em cima do Náutico no PV deram ao Leão tranquilidade. Mas os pernambucanos, embora reconheçam ser quase impossível reverter a situação, ainda sonham com uma reviravolta. O atacante Rodrigo Tiui animou-se com seu primeiro gol pelo Náutico na vitória sobre o Central. E Ramon, que estreou bem, já fala em novos tempos. Melhorou o clima nos "Aflitos", mas não acredito seja capaz de tirar a diferença favorável ao Leão.
O substitutoGilmak no lugar de Ciro Cena, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O sistema defensivo tricolor continuará eficiente porque Gilmak é muito bom. Claro que Ciro, no momento, até pela sequência de jogos, está melhor encaixado. Mas seu substituto tem qualidades que podem perfeitamente suprir o que deseja o técnico Nedo Xavier.
Campeão
A Federação de Futebol de Mesa (futebol de botão) do Ceará, que inaugurou nova sala na Rua Paulo Morais, 333, Papicu, já recebe a adesão de novos interessados. A propósito, o Estado do Ceará ganhou na semana passada o primeiro título nacional: Manoel Moura, representando o Quixadá, foi campeão da Copa do Brasil em Caruaru/PE.
Recordando. 1975. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Paulo Maurício, Artur, Lulinha, Renato Cogo, Lúcio Sabiá e Grilo. Na mesma ordem (agachados): ? , Amilton Melo, Brandão, Lucinho e Dario. (Acervo de Elcias Ferreira).
"Por enquanto, temos de colocar de lado, por uns dias, o Campeonato Cearense para pensar em Curitiba e dobrar o Paraná. Cada adversário no seu devido tempo"
Mota
Atacante do Ceará