Matéria-1126596

Legenda: Felipe Azevedo
Foto:

Rodada final

O Campeonato Cearense chega ao instante derradeiro da fase classificatória. Na semifinal, garantidos Ceará, Fortaleza, Horizonte e Tiradentes. Alvinegros e tricolores ainda disputam a primeira colocação. Horizonte e Tiradentes já são respectivamente o terceiro e o quarto colocados. Mas o capítulo mais dramático vem na parte baixa, onde o Icasa está pendurado, o Ferroviário arqueja e o Trairiense na UTI. Destes, apenas o Icasa depende de suas próprias forças para permanecer na primeira divisão. Os demais terão de fazer a sua parte, sem saber que destino terão.

O Destaque. O nome da fase que vai terminando é Felipe Azevedo. Após um período de oscilações, ele se estabeleceu definitivamente como o melhor do certame. Assumiu a artilharia com 14 gols e fez belas atuações. Há vários times da Série A nacional de olho nele.

Primeiro

O Fortaleza depende de tropeço do Ceará para ser o primeiro. Se Ceará empatar com o Tigre e o Leão ganhar do Crateús, ainda assim o Ceará só perderá a posição se o Fortaleza aplicar goleada, pois no momento o Ceará tem saldo de 13 gols sobre o Fortaleza.

Derrota

Se o Ceará perder para o Tiradentes e o Fortaleza ganhar do Crateús, aí sim o Leão será o primeiro do grupo, sem considerar os demais itens do critério de classificação. A dificuldade tricolor está no desfalque de seis jogadores. Isso pesa.


"O Apodi é um ala que, quando parte, já dispara com mais de 100 km por hora. Dificilmente algum marcador o acompanha".

Roberto Carlos
Técnico do Horizonte

Deu moral

A goleada do Fortaleza sobre o Náutico encheu de moral o time de Nedo Xavier. O grupo andou meio desacreditado após a série de insucessos. Mas, nos dois jogos recentes, recompôs a melhor produção e recuperou a autoconfiança que estava abalada.

Frustração

Esperei bem mais de Icasa e Guarany de Sobral. Imaginei que os dois brigariam pela terceira e quarta posições na fase classificatória e depois lutariam pelo primeiro título de campeão cearense (em campo) para um time do interior. Ledo engano

Fazer frente

Anteontem, o técnico Filinto Holanda afirmou no programa do Belmino (TV Diário) que o Tiradentes vai brigar pelo título. Ontem foi a vez de o técnico Roberto Carlos, do Horizonte, repetir tal afirmação. Respeitam os chamados grandes, mas não os temem. Recado dado.

Centenário

Santos completa hoje 100 anos (tri da Libertadores e bi mundial). Airton Fontenele escalou o Santos de todos os tempos: Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Ramos Delgado e Rildo; Zito, Clodoaldo, Mengálvio (Araken), Coutinho (Feitiço), Pelé e Pepe.

Recordando. 1996. Time do Quixadá. A partir da esquerda (em pé): Astênio, Neto, Roberto, Zezinho, Evilásio e Airton. Na mesma ordem (agachados): Cabal, Robertinho, Maurinho, Jorge Veras e Sandro. (Acervo de Elcias Ferreira).