Liderança incontestável
O Ceará foi ao Crato e fez muito bem a parte que lhe cabia: ganhou (2 x 4), manteve a liderança e em nenhum momento perdeu o controle da situação. Foi senhor do jogo, até mesmo quando ficou com um jogador a menos (Régis expulso). Reina, Everton, Eusébio e Felipe Azevedo criaram as melhores situações. O bravo Crato até procurou responder em incursões isoladas. Djalma deixou a marca dele. Paulo Ferreira diminuiu. O Crato apertou quando ficou com um homem a mais, mas jamais revelou força capaz de ameaçar a superioridade alvinegra. Incontestável liderança do Ceará.
O melhor
Há muito não via o Javier Reina tão solto, tão feliz, tão à vontade, como quem joga pelo prazer de jogar. Sua felicidade esteve expressada no semblante e traduzida pelos feitos em campo: a passagem, a vontade, o drible, a visão de jogo, o gol. Que bela partida fez esse colombiano de Cáli.
Jogadas
Antes de o Ceará abrir vantagem no placar, o ala Victor Cearense por pouco não fez Crato 1 a 0. E o ótimo Djalma obrigou Fernando Henrique a fazer milagrosa defesa. Mas quando Mota fez 1 a 0 Ceará, o alvinegro assumiu de vez as rédeas do jogo que ele já dominava.
Observações
O gol de Felipe Azevedo foi bonito, mas gerou polêmica. Os cratenses entendem que ele cometeu falta no zagueiro. Também acho. /// Na cobrança de falta, Djalma é perfeito. No momento, ninguém é melhor que ele neste mister.
"Foi uma vitória construída com muito trabalho. Fiquei feliz, apesar de lamentar a situação do Ferroviário".
Cleber Carioca
Zagueiro do Fortaleza
Vitória
O Fortaleza soube se impor porque é superior. O Ferroviário, apesar de suas limitações, quis, lutou e até equilibrou el alguns momentos do jogo, mas jamais mostrou força para dobrar o Leão. Gostei do trabalho de Raul, Marielson, Jailson e Cleo.
Lágrimas
No PV choraram os torcedores corais. Ainda há chance remota. Mas a dureza da realidade antecipou as lágrimas de quem sabe estar no corredor dos desenganos "como cordeiro que se conduz ao matadouro ou uma ovelha muda nas mãos do tosquiador".
Vantagem
A vitória do Guarany de Sobral, no sábado, deu-lhe tranquilidade para administrar a vantagem que passou a ter. Pega o Horizonte, que já está classificado, e, no último jogo, enfrenta o Trairiense no Junco em Sobral. Sem assombros.
Ao vivo
A TV Diário mostra hoje, às 22 horas, ao vivo, com exclusividade, Tiradentes x Crateús no PV. O Tigre poderá se garantir no G-4. E amanhã, no mesmo horário, mostra Horizonte x Guarany/S, quando o Bugre tentará definir sua permanência na elite 2013.
Recordando
O goleiro Cícero (campeão Fortaleza) e Danilo Augusto (brilhou no Ferroviário) quando defenderam o Quixadá em 1984. A partir da esquerda (em pé): Nery, Dedé, Luiz Alberto, Carlito, Edvardo, Cícero, Paulo César, Luiz Augusto, Cocó, Barriga e Val Tavares. (Agachados): Toinho, Gilvan, Ernane, Lúcio, Sussu, Negão, Jorginho, Danilo, Cesídio e Tico. (Acervo de Val Tavares).