Matéria-1123821

Legenda: Alzir Brilhante, foi homenageado, tendo seu nome dado à Sala de Árbitros no PV. À solenidade de inauguração estiverem presentes os filhos do Alzir, Renato Abreu, Luis Carlos (Cacá), Sérgio e Glória,
Foto:
Na reta final

A oscilação do Fortaleza inquieta. A produção irregular, como no empate com o Tiradentes, transmite insegurança justo quando virão os fortes desafios nas etapas decisivas. O próximo adversário do Leão é o Ferroviário. Este precisa vencer para seguir na luta contra o rebaixamento. Diferença: Leão na parte alta, no G-4; o Ferroviário na parte baixa, na zona maldita. Vi a vitória coral em Itapipoca. Alternou bons e maus momentos. No clássico de domingo teremos um Ferrão no desespero, sem poder sequer empatar, diante de um Fortaleza já classificado, mas administrando seu interesse maior: a primeira colocação. Na reta final, tudo é muito complicado.

Parte alta

Última vaga no G-4 também sem definição. Tiradentes (35) e Crato (34) separados por um ponto. E só pegarão pedreira. O Tiradentes enfrenta Crateús e Ceará no PV. O Crato pega o Ceará no Mirandão e Horizonte no Domingão. Igualmente imprevisível o que poderá resultar daí. O Tigre tem a vantagem de só jogar em casa, no PV.

Liderança

A disputa pelo primeiro lugar também será intensa até o fim. O Ceará enfrentará o Crato no Mirandão e pega o Tiradentes no PV. Já o Fortaleza tem clássico domingo com o Ferroviário e depois jogará contra o Crateús no Estádio Juvenal Melo. Um jogo em casa e um jogo fora para cada. Tudo muito próximo.

Interdependência

Icasa (18 pontos), Guarany de Sobral (18), Ferroviário (18) e Trairiense (16) vivem forte expectativa nestas últimas jornadas, quando haverá a definição de quem será rebaixado. O Ferrão pega Fortaleza e Guarani/J; o Icasa enfrenta Trairiense e Itapipoca; o Trairiense joga com Icasa e Guarany/S; e o Guarany enfrentará o Guarani/J, Horizonte e Trairiense. Como diz o Belmino: "Todos enganchados como corda de caranguejo". Mas o Guarany/S tem a vantagem de ainda fazer três jogos contra dois dos concorrentes. Imprevisível.

Família do Alzir

O saudoso professor e árbitro, Alzir Brilhante, foi homenageado, tendo seu nome dado à Sala de Árbitros no PV. À solenidade de inauguração estiverem presentes os filhos do Alzir, Renato Abreu, Luis Carlos (Cacá), Sérgio e Glória, além de noras e netos. Justa homenagem a quem doou boa parte de sua vida à arbitragem cearense, formando gerações de profissionais.

É canga!

Enquanto o Fortaleza teve problemas de finalização no empate (0 x 0) com o Tiradentes, Canga, jogador do Leão emprestado ao Ferroviário, segue fazendo gols importantes pelo time coral. Fez dois na vitória sobre o Itapipoca (3 x 1). Foi um equívoco a liberação de Canga pelo Fortaleza. Ele bem poderia estar marcando gols pelo Leão.

Observação

Na Copa do Brasil, se o Ceará passar pelo Paraná, terá pelo caminho o Palmeiras. Quem viu o Verdão paulista no Domingão já observou a força do time de Felipão. Certamente não faltarão matérias lembrando o feito alvinegro em 1994, quando, sob o comando de Dimas Filgueiras, eliminou o Palmeiras dentro de São Paulo. Feito Inesquecível.

"Os nossos jogadores são guerreiros. Lutaremos até o fim para fugir do rebaixamento. Toda atenção agora é para o clássico diante do Fortaleza. Não vamos cair".

Roberto Cearense
Técnico do Ferroviário