Matéria-1120228

Legenda: Festa pelo título do Fortaleza, campeão cearense de 1969. A partir da esquerda: o jogador Luciano Frota, já com a faixa de campeão, recebe os cumprimentos do jornalista Sílvio Carlos
Foto:
Repercussão do Impacto

Hoje, no Junco, será possível avaliar a que ponto a derrota para o Ceará terá comprometido o ânimo ou a confiança dos tricolores. Cito o Ceará porque foi a última derrota, mas há que se considerar em conjunto os dois tropeços, incluindo aí o revés diante do Horizonte. As derrotas, embora por placar minguado, provocam efeitos semelhantes. O Guarany/S, adversário do Leão logo mais, passa por sérias dificuldades porque está na zona. Ainda que paradoxal, isso talvez possa representar um complicador a mais. As duas derrotas tricolores, apesar de repudiadas pela torcida, são compreensíveis. Já um novo tropeço certamente porá um fim na paciência e na tolerância com o time.

Palestra

"Arbitragem e Copa do Mundo" é o tema da palestra que o árbitro (FIFA/SP), Paulo César de Oliveira, fará em Sobral, sexta-feira, ás 19h30. No sábado, às 10 horas, em Santana do Acaraú e, às 19h30, em Umirim. Fechará o ciclo domingo, às 10 horas, em Apuiarés. PC atende convite do ex-FIFA, comentarista Dacildo Mourão.

Artilheiros

André Cassaco, Moré e Alex Paraíba estão na liderança da artilharia com 12 gols. Até aí tudo bem. Mas o que mais me chama a atenção é a posição de Alex Paraíba porque integra o Trairiense, equipe que tem penado, ora próxima à zona de rebaixamento, ora na própria zona. Mesmo assim, Alex tem deixado a marca de sua vocação para assinalar gols.

Sossego

Uma vitória no clássico maior é mais benéfica que seguidas vitórias sobre times menores. Mudam os ares e semblantes. Em Porangabuçu agora só otimismo. No jogo de ida, a virada tricolor nos minutos finais levou ao Pici fase de euforia e sucessivas vitórias. São naturais para quem vence as bonanças pós clássico. A vitória sobre o Leão sossegou o espírito alvinegro. Elevou a autoestima do Ceará. Fortaleceu o time de PC Gusmão. Devolveu ao Ceará a confiança no bicampeonato, fato que, em certos momentos, parecia antecipadamente perdido.

Recordando

Festa pelo título do Fortaleza, campeão cearense de 1969. A partir da esquerda: o jogador Luciano Frota, já com a faixa de campeão, recebe os cumprimentos do jornalista Sílvio Carlos. Meu amigo Luciano é médico conceituado. (Acervo de Elcias Ferreira).

Exemplo

Estive sábado passado no Maracanã. As obras de reforma do antigo "maior do mundo" estão muito atrasadas. Não dá nem para comparar com as avançadas obras de reforma do Castelão. Todas as razões para o secretário da Copa, Ferruccio Feitosa, comemorar. Pelo ritmo, o Castelão é um exemplo em relação a todos os demais estádios do Brasil.

Notas & Notas

PC Norões cada vez melhor na televisão e no jornal. Lúcido no pensar, correto nas colocações e isento nas manifestações. Fico tranquilo quando ele ocupa esse espaço. Parabéns, PC. Meu agradecimento, de coração. /// Manoel Moisés, instrutor de musculação do BNB, será alvo de festas e mimos no dia três de abril, quando mudará de idade.

"Alguém vai chorar nesta quarta-feira e no próximo domingo. E espero que não seja a gente. Vamos buscar a vitória, com humildade, mantendo os pés no chão".

Geraldo
Meia do Fortaleza