Matéria-1115394

Legenda: Presidente da Federação Cearense de futebol, Mauro Carmélio
Foto:
O líder outra vez em ação

O Fortaleza busca mais três pontos hoje ao enfrentar o Itapipoca. Quer transpor a marca dos 40. Em relação à concorrência, o Fortaleza abriu significativa distância como há muito não acontecia no futebol cearense. O aproveitamento de 90.48% dá bem o grau de acerto do Leão. Por isso mesmo favorito hoje contra o Ita no PV. Nem os desfalques de Lopes, Geraldo e Rômulo tiram do tricolor o privilégio de ser visto como vitorioso. Não se trata de desrespeito ao Itapipoca, mas conclusão pelos histórico do certame. Tropeço tricolor hoje será zebra pura.

Novo momento. O presidente da Federação Cearense de futebol, Mauro Carmélio, terá de repensar a situação política com relação à CBF. Está feia a disputa pelo poder após a queda de Ricardo Teixeira. A formação da Liga Nacional é um assunto polêmico. Cuidado, presidente!

O adversário

Ao contrário do que fez há alguns anos, o presidente do Itapipoca, Eudi Assunção, não conseguiu montar boa equipe para a atual temporada. Obteve apenas uma vitória em 14 rodadas. É lanterna e só um milagre o salvará do rebaixamento. Feia a coisa, Eudi.

Ausência

A situação do Itapipoca é tão crítica que nem na lista dos 25 artilheiros do campeonato há sequer um nome integrante do Ita. André Cassaco (Horizonte) é o maior (12 gols) e Alex Paraíba (Trairiense) é o segundo (10 gols).

"Quem não entrar na filosofia do técnico PC Gusmão ficará fora. Todos terão de se engajar na cartilha que ele adotar".
Heleno
Volante do Ceará

Mesma filosofia

Esperança de novos tempos. PC Gusmão está de volta ao Ceará Sporting Club. Unanimidade? Não. Mas tem elevado percentual de aprovação junto à torcida. O trabalho de PC me agrada. É exigente, disciplinador, duro nas decisões que toma. Agora não será diferente.

Modelo

Lembram do Ceará que subiu para a Série A sob o comando de PC? Fechado. Defesa quase intransponível. Fazia um gol e segurava o placar. Foi assim também com o PC já na Série A, até antes de o técnico deixar o clube para ir dirigir o Vasco. Os tempos mudaram.

Elenco

O modelo tático nem sempre é o de preferência do técnico, quando não há peças que se ajustem ao que ele quer. Uma coisa é trabalhar com o que há disponível; outra é trabalhar com o elenco pedido pelo treinador. No momento, PC ficará na primeira parte.

Nacional

Expectativa diz respeito ao que PC Gusmão vai pedir de reforços para a Série B nacional. Aí será uma outra história, tanto no nível técnico quanto no valor do investimento. Ninguém chega à Série A sem ousar nas contratações. Estejam preparados, pois.

Recordando. Década de 1960. América Futebol Clube ainda integrante da primeira divisão cearense. A partir da esquerda (em pé): Ribeiro, Osmar, Loril, Vilanova, Ninoso e Pedrinho. Na mesma ordem (agachados); Luciano Frota, Osmar, Wilson, Zé Gerardo e Dedé. Detalhes: meu querido amigo, Luciano Frota, é médico conceituado. Vilanova há algum tempo esteve no Debate Bola. Faz anos não vejo os demais integrantes. (Do acervo de Elcias Ferreira).