Matéria-1114499

Legenda: Cleo
Foto:
Passagem relâmpago

Lula Pereira caiu. A rigor, nunca o vi à vontade nesta sua nova etapa no Ceará. Parecia mesmo não gozar de unanimidade no alto comando. O Ceará vai começar tudo outra vez. Lula saiu no exato momento em que teria mais tempo para treinar, pois o Ceará só jogará domingo próximo diante do Guarany/S no PV. Agora, com um novo treinador, mais mudanças. Inquieta ver o tempo passar sem que haja harmonia em Porangabuçu. O cargo de técnico no Ceará virou lugar de passagem relâmpago, numa prova inequívoca de grave instabilidade. Não é por aí.

Expectativa

Levado pela experiência de ver a chegada de tantos jogadores no Ceará, prefiro opinar somente após a estreia dos novos contratados. Não levo em conta se famosos ou não. Cobro desempenho. Por isso mesmo opto por aguardar a estreia do pacote alvinegro.

Atenção

Na medida em que o Fortaleza abre distância sobre concorrentes, fixa-se a ideia de que ninguém tomará o título tricolor este ano. Mas no Pici já disparou o alerta contra o "já ganhou", pois traiçoeira e enganosa é a fase mata-mata.

Votação

O atacante Cleo aqui chegou sem badalações, mas em pouco tempo, pelo ótimo futebol apresentado, caiu no goto na torcida tricolor. Ele é dos mais importantes no esquema de Nedo Xavier. Na TV Diário, programa Debate Bola, Cleo recebeu ótima votação na escolha do melhor.

"Estamos numa maratona cansativa. E a constante mudança de peças também prejudica o entrosamento".

Rogerinho
Meia do Ceará

Quarta vaga

É consenso: três vagas para semifinal têm donos: Fortaleza, Horizonte e Ceará. Já Tiradentes, Guarani/J e Crato lutarão pela última vaga. Detalhe: Tiradentes e Crato têm um jogo a menos que o Guarani/J. Isso poderá pesar muito na definição.

Para frente

Não por acaso o Horizonte mantém com mérito a segunda colocação. Tem o ataque mais positivo do certame com 36 gols. E mais: seu atacante, André Cassaco, artilheiro isolado do campeonato, alcançou a marca de 12 gols. Um time verdadeiramente pra frente.

Sufoco

Há muito não via um Guarany de Sobral tão fraco. Os Torquato não costumam montar times frágeis, mas o que aí está nem de longe lembra o Guarany de outros tempos, temido e respeitado. Seu próximo desafio: Ceará, de novo treinador, no PV. Haja sufoco!

Joias raríssimas

O colecionador Elcias Ferreira enviou-me 52 fotos do futebol cearense nos anos 50 e 60. Verdadeiras joias. Um resgate da memória que já andava meio esquecida pelo torcedor. Breve iniciarei a publicação. A propósito, como ficará o Museu do Castelão?


Recordando

Década de 1980. A partir da esquerda: o saudoso radialista Moreira Neto, produtor e apresentador de programas na Rádio Verdes Mares, e o operador de som Sarto Saboia, que também trabalhou nas transmissões esportivas da equipe de Gomes Farias. Moreira Neto morreu muito moço. Ele era casado com a jornalista Liduina Saraiva. Sobre o operador Saboia, nunca mais o vi. Era um operador muito criativo. (Colaboração de Fernando Rocha).