Matéria-1106463

Legenda: Paulo Vágner
Foto:
504 jogos e nova saída

Jogo 500: Dimas Filgueiras homenageado; jogo 504: Dimas deixa o comando técnico do Ceará. Voltas da vida. O futebol profissional já deu tudo a ele. Agora, Dimas deseja apenas preservar sua saúde. É hora de se dedicar novamente às categorias de base e deixar a tensão da beira do campo para trás. Bem antes da homenagem pelos 500 jogos, corria boato sobre possível volta de PC Gusmão. Futebol envolto em assuntos misteriosos; às vezes nem tão misteriosos assim. Havia gente insatisfeita com Dimas no Ceará. A derrota para o Leão... Algum dia chegará Dimas aos 505 jogos? Deus sabe.

Esperança

A região metropolitana há muito tem no Horizonte a expectativa de chegar ao título estadual. Paulo Vágner, discreto, montou bom time. Mas, diante de Ceará e Fortaleza, perdeu. De qualquer forma, a esperança continua.

Na mesma

Vira, mexe, no fim, sempre Fortaleza e Ceará terminam nas primeiras posições. Já agora se repete a velha e manjada história. Taí o Leão, com 22 pontos e o Ceará com 20. E mais: o Fortaleza poderá colocar mais três pontos na frente se ganhar do Trairiense.

Tabu

Nos últimos anos, a força do interior estava no Cariri. O Icasa chegava junto. Mas este ano o Verdão faz campanha ruim. Quando, afinal, um time do interior ganhará título de campeão estadual em campo? Está difícil quebrar o esse tabu.

"O time está jogando com qualidade e com velocidade, obtendo vitórias. Creio que nos manteremos na elite".

Maurílio
Técnico do Crateús

Ajustes

O Ceará tem folga de seis dias. Tempo que Dimas iria aproveitar para ajustes. Com a saída dele, até o aproveitamento desse tempo ficou prejudicado. O próximo jogo alvinegro será só depois do Carnaval, no PV, diante do Icasa. Mudança de técnico sempre é um recomeçar.

Ótima condição

Apesar das críticas do técnico Nedo Xavier á maratona, o Fortaleza há demonstrado preparo físico invejável. Vem ganhando jogos no segundo tempo. Em Juazeiro, diante do Icasa, até superou o desgaste da chuva que deixou "pesado" o gramado. Fisicamente o time está muito bem.

Controle

Não consigo entender como um jogador com a experiência de Mota perde o controle, máxime quando o Ceará já estava em vantagem diante de uma equipe modesta como o Itapipoca. Cuidado, Mota. Já basta o impulso descontrolado de Juca, que é bom jogador, mas tem o pavio curto. Não é por aí.

Novo treinador

Quer queiram, quer não, a chegada de um novo técnico no Ceará mexe com o grupo. Cria expectativas positivas e negativas. A interrupção de um trabalho, ainda que, suponhamos, tenha sido amigável, gera incertezas. De uma coisa o novo técnico deve ser informado: sem Apodi e Juca, o desempenho alvinegro deixa a desejar.

Recordando

Na década de 1960, a figura do coordenador de esportes não estava bem caracterizada. Depois, alguns nomes marcaram época nessa função. Gladson Serafim coordenou durante muitos anos a equipe da Verdinha. Faz tempo não vejo o Serafim. Quem sabe tudo nessa área é Flávio Moreira. Ele trabalhou no Rio de Janeiro e hoje está na Rádio Cidade. Oneide Melo foi a primeira mulher a coordenar uma equipe de esportes, a do Gomes Farias. Transferiu-se para o Rio, onde coordenou a equipe esportiva da Rádio Tamoio. Ela voltou para Fortaleza e coordenou a equipe da TV Diário nos primeiros anos da empresa. Faz anos não vejo a minha amiga Oneide Melo. Hoje, na Verdinha, a coordenadora é Maria Betânia. Aliás, há anos Betânia vem realizando com extrema competência esse tipo de trabalho.