Matéria-1105699

Legenda: Delicada situação
Foto:
O líder no Romeirão

No embalo de três vitórias na reta final, inclusive sobre o Ceará, o Fortaleza enfrenta o Icasa em Juazeiro. Campanhas diferentes; o Leão líder; o Icasa, oitavo. O Leão vem de vitória de virada sobre a o maior rival; o Verdão vem de humilhante derrota para o Horizonte. A lógica aponta todas as vantagens para o Fortaleza, mas o futebol não permite três pontos antecipados. Duro golpe sofreu o Fortaleza com a contusão de Kauê e Ray. Peças importantes. Mas tem Guto na parada. No ataque, o ótimo Cleo ganhou a posição. Mas o Nedo ainda terá algum trabalho para estabelecer a produção ideal. Cada jogo tem sua história. Jogo no Romeirão sempre é motivo de dificuldades.

Retomada

Acalmar ânimos e buscar a retomada. O técnico Dimas Filgueiras faz isso muito bem. Vitória alvinegra hoje é questão moral. Um tropeço diante do Itapipoca desencadeará perigosa instabilidade no Ceara. Sem Juca, dor de cabeça para Dimas. Este ano o Ita montou time frágil demais. É vice-lanterna. Logo...

Preparo Físico

Quando um time consegue ganhar seguidos jogos nos minutos finais, deixa a certeza de que está com ótima condição física. É o caso do Fortaleza que vem mantendo força física até nos acréscimos, onde construiu as três recentes vitórias, inclusive a do clássico. Louvável o trabalho dos preparadores físicos Celso Santos e Roger Gouveia.

Impulsos

Juca é hoje um dos mais importantes jogadores do Ceará. Mas precisa conter impulsos que comprometem o seu trabalho. Pela bola que tem, não precisa apelar. Mas vem apelando. No jogo de estreia, diante do Trairiense, um ato desnecessário. Agora pega um gancho, prejudicando o Ceará que com ele não contará nos próximos compromissos. É notória a importância de Juca no esquema montado pelo técnico Dimas Filgueiras. Juca precisa entender isto: quem, como ele, tem futebol de qualidade deve jogar limpo sempre. Calma, Juca!

Delicada situação

O Icasa vive momentos difíceis. Uma sequência de insucessos desde 2011. Da queda para Série C nacional no ano passado à pífia campanha na temporada cearense 2012, a trajetória de uma desfiguração. A goleada diante do Horizonte (5 x 0) deixou o presidente Cícero Damião (foto) muito aborrecido. Ele já admite renunciar. Feia a coisa.

A lista

Fiquei feliz com a foto do Itamar Monteiro, enviada pelo Paivinha. Aí a homenagem ao Itamar, que morreu no dia 3 deste mês. A vida passa rápido. Lembrei trecho da música A Lista, de Oswaldo Montenegro: "Faça uma lista de grandes amigos/ Quem você mais via há dez anos atrás/ Quantos você ainda vê todo dia/Quantos você já não encontra mais..."

"Reconheço os erros e excessos que cometi. Garanto que não mais repetirei manifestações não condizentes com a minha função de presidente de clube"
Osmar Baquit
Presidente do Fortaleza

Recordando. 1980. O saudoso radialista Itamar Monteiro, quando homenageado pelo Jockey Club Cearense. A partir da esquerda: Danúsio Cirino, Itamar Monteiro, o Jockey, o diretor Dolor Barreira Neto (Barreirinha) e turfista. (Do álbum de Paiva Filho).