Moral elevadoA vitória no clássico elevou às alturas o moral do Fortaleza. Além de chegar à liderança, pode ampliar a vantagem porque tem um jogo a menos, justo contra o lanterna Trairiense. Teoricamente, contabiliza mais três pontos como certos. Nos ajustes, o técnico Nedo Xavier vai colocando as peças nos devidos lugares. Ciro Sena é dono do pedaço. Cleo provou que a posição de titular é dele. Geraldo é líder nato. A se lamentar apenas as lesões de Kauê e Ray. Mas se o grupo não se deixar envolver pelos encantos do sucesso, terá tudo para alcançar os objetivos traçados.
Pressão. Já começaram as críticas a Dimas Filgueiras. Quando o Ceará ainda ganhava, a três minutos do fim, nada contra Dimas. Porque perdeu, protesto contra Dimas. Gente volúvel na opinião, volátil na postura e inconsistente nos argumentos.
Substituições
A vida de treinador, não raro, é uma "comédia". Dimas fez as substituições corretamente. Quando viu que o Fortaleza subira todo, o técnico do Ceará colocou Rogerinho e Misael, com Mota na frente. Era aproveitar os espaços e matar o jogo. Proposta certa.
Erros
Ora, Rogerinho e Misael ficaram devendo. Não deram conta de contra-ataques em velocidade. E mais: na forte discussão entre Fernando Henrique e Juca, a defesa desconcentrou. O técnico não tem culpa disso, amigos.
"Fiz 40 anos no futebol. Estou com 55 anos de idade e entendo que chegou a hora de parar em definitivo".
SalvinoPreparador de goleiros do Fortaleza
ArtilheiroAndré Cassaco, mais dois gols. O artilheiro amplia a marca. Mas o Horizonte precisa ter personalidade ao encarar Ceará e Fortaleza. Andou fraquejando diante dos alvinegros e dos tricolores. Ainda terá nova chance diante de ambos. E não poderá "amarelar".
GratidãoCanga, jovem e bom atacante do Ferroviário, teve atitude muito digna. Aproveitou uma entrevista na TV para dizer de sua gratidão ao Jorge Veras, técnico das bases do Fortaleza, onde Canga deu os primeiros passos. Gesto louvável.
EnvolvimentoAntes do próximo clássico Fortaleza x Ceará, jamais me venham com pânico de violência no PV. Espero que haja pregação por uma cultura de paz, envolvendo dirigentes, jogadores, imprensa e demais segmentos. Criar pânico é ato de irresponsabilidade.
AlertaA engenheira civil, Assunção de Maria Gouveia Dantas, tem ligações com Trairi. De lá é a sua família. Ela temia ver o Trairiense, sem vitória, terminar o certame. Agora, com a goleada sobre o Guarany, ela alerta: "O Trairiense ainda vai fazer outros estragos".
Recordando. Década de 1980. Rara foto do Ferroviário de Iguatu, onde se destacaram Grilo (ponta-direita), Aloísio Veloso (centroavante) e Lourinho (meia-esquerda). Esse time teve passagem efêmera, mas de boa participação. Quem sabe quantos times houve no Ceará com o nome de Ferroviário? Sei que há o Ferroviários (com "s" mesmo) em Bragança Paulista. (Colaboração de Tarcísio Facundo).