O time da viradaO Fortaleza a todos surpreendeu. Marcou bem e tomou a iniciativa. Criou as chances com Cleo e Kauê, mandou bola na trave e obrigou Fernando Henrique a duas notáveis defesas. A reação do Ceará demorou, mas veio com Apodi, que criou chances. Na fase inicial o Leão foi melhor. No segundo tempo, o Ceará começou bem. Romário mandou na trave. Apodi sofreu pênalti, que Felipe converteu. Rogerinho acertou a trave e Mota perdeu boa chance. Mas o Fortaleza é valente. Arriscou tudo com Ray, Bismarck e Tiago Potiguar. Buscou o resultado. Conseguiu. Foi mais uma incrível vitória. Na raça.
Discussão
Pegou muito mal a discussão de Fernando Henrique com Juca, pouco antes de o Fortaleza promover a virada. Cadê o espírito de união? Dimas Filgueiras não pode permitir isso.
Mérito
O Fortaleza soube superar as dificuldades quando na fase final o Ceará dominou, fez 1 a 0 e até poderia ter matado o jogo (mandou duas bolas na trave). Nedo Xavier assumiu riscos. O Leão subiu todo, expondo-se a contra-ataques. O mérito de Nedo foi mesmo ousar.
DestaqueO zagueiro Ciro Cena mais uma vez fez a diferença. Um primor na função específica. Melhor ainda na conclusão de cabeça. Assim contra o Guarany/S, assim contra o Ceará. No momento, Ciro é o melhor do futebol cearense na sua posição.
"É alegria demais, demais mesmo. Foi uma vitória do grupo. Estou muito feliz com o resultado"
GERALDO
Meia do Fortaleza
Observações
Cleo é arisco, tem velocidade e cria embaraços para os marcadores. Não sei como ficou no banco há alguns jogos. /// Eusébio não conseguiu apoiar como de costume porque, se subisse, Rafinha e Cleo fariam a festa. De forma correta Eusébio ficou mais.
RecadoKauê bate falta muito bem. Na fase inicial, dera dois avisos em cobranças que Fernando com dificuldade espalmou. Na terceira cobrança, lona. Fernando só olhou. /// Leandro Chaves e Rogerinho terão de produzir muito mais. Dimas vai ter que repensar o 4-3-3.
TELEVISÃOTransmissão de futebol ao vivo pela televisão, num elevado padrão de qualidade, exige liberação com bastante antecedência para permitir planejamento e execução do minucioso trabalho. Se a liberação vem de última hora, inviável se torna a transmissão.
Dura liçãoSem autorização para o ao vivo no PV, o Sistema Verdes Mares deu show de imagens de Horizonte. Imagens que poderiam ter sido do PV, se a insensibilidade que pairou no Ceará cedo tivesse cedido à compreensão de que não poderia prejudicar o povo cearense. Fica a lição.
RECORDANDOAtaque da Seleção cearense de 1962. A partir da esquerda: Carlito, Gildo, Mozart, Charuto e Expedito Chibata. Detalhes: em pé, de lado, aparece o lateral-esquerdo Carneiro. E bem à direita, também em pé, o famoso massagista Surubita. Essa seleção fez bonito no Campeonato Brasileiro, sendo a terceira colocada, ficando atrás somente do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.