Duas goleadas
O começo vacilante do Ceará cede espaço a um momento de confiança, após as goleadas que o Vozão aplicou: 5 a 1 no Tiradentes e 3 a 0 no Guarani/J. As peças estão se encaixando. Juca cada vez melhor na distribuição de jogadas. Romário afirma-se na frente com Mota e Felipe Azevedo. A propósito, Felipe pode produzir muito mais. Dimas abraçou um 4-3-3, com variante para o 4-2-4. Os meninos Potiguar e Everton, são duas novas esperanças. Goleadas têm o mágico poder de levantar o astral do grupo. São importantes, desde que não deixem o time fugir da realidade.
Aperfeiçoamento. Mota vive novo e bom momento. Antes era apenas o goleador implacável. Agora, volta para armar jogo, função que tem feito com muita competência. Seus lançamentos de longa distância estão perfeitos pela precisão e pela rapidez. Um primor.
ExpectativaPrevisão de jogo de elevada qualidade, amanhã, entre Horizonte e Ceará. O time de Roberto Carlos, com Stênio Júnior e André Cassaco na frente, tem no conjunto a sua força. O maestro é Elanardo. Se Roberto não mudar o estilo de jogar, dará mais trabalho.
MudançaNo PV quando perdeu a invencibilidade para o Fortaleza, o Horizonte preferiu ser mais prudente, escalando Hércules. Foi mal no primeiro tempo. Na fase final, quando voltou ao modelo original, cresceu e criou embaraços.
"Fiquei muito feliz com o primeiro gol que marquei pelo Fortaleza, justo às vésperas de meu aniversário. Foi bom para mim e para o Fortaleza".
Geraldo
Meia do Leão
Mais potenteDisse há alguns dias que o mais potente chute do futebol cearense era o de Djalma, do Crato. Agora tive de rever o conceito. O chute do zagueiro Gaúcho, do Guarany de Sobral, também é um torpedo. No gol que marcou no Fortaleza, o goleiro Lopes sequer esboçou reação. Incrível.
Diferença
Observem a importância do número de jogos numa classificação. O Fortaleza tem um jogo a menos. Atuou apenas cinco vezes, enquanto os concorrentes já cumpriram seis. O Leão, se continuar ganhando, poderá assumir a liderança quando tirar a diferença no seu jogo com o Trairiense. Isso pesa.
Longa distânciaHá quatro jogadores com potencial para conclusões de longa distância: Eusébio, pelo Ceará; Gaúcho (Guarany); Júnior Cearense (Tiradentes) e Djalma (Crato). Todos batem muito forte na bola. Mas creio que o chute de Gaúcho é o melhor.
ProtestoLuiz Torquato, do Guarany (S), revoltado com o árbitro Cleuton Lima no jogo diante do Leão. Segundo ele, Cleuton exagerou nos cartões, inverteu faltas e marcou muitas faltas na entrada da área contra o Bugre.
Recordando. Procurei nos arquivos alguma foto minha ao lado do Itamar Monteiro na época em que juntos trabalhamos na Rádio Verdes Mares na década de 1980. Não a encontrei. Itamar morreu. Fiquei muito triste. Fazia tempo não o via. Ele marcou época como setorista do Ceará Sporting Club. Depois, passou a exercer a função de comentarista. Enveredou pelo mundo político, onde conquistou muitas amizades. Em Itapajé viu o seu filho João Paulo ser eleito o mais jovem vereador do Brasil. Foi um de seus momentos mais felizes. Itamar tocou a vida sempre em contato com o ambiente que mais adorava: o da comunicação. Quando assessorou o Fares Lopes na FCF, sempre foi muito presente, ativo. Às vezes fico pensando que a partida desses nossos amigos é ilusão. Não é. Itamar deixou saudade. Gostaria de uma foto dele na época da Verdinha para homenageá-lo aqui. Quem me envia?