Defesa dos "Estaduais"
Há vozes que insistem na extinção dos campeonatos estaduais. Essas vozes, como de costume, vêm do Sul/Sudeste. Pregam a volta de certames regionalizados, tipo Nordestão. Síntese: na verdade querem ampliar os espaços das programações nacionais que teriam patrocínios significativos, o que sepultaria de vez os deficitários "estaduais". Aparentemente, pelo aspecto financeiro, tais vozes teriam razão. Mas não é bem assim. Os campeonatos estaduais têm apelo, sim. Para terem retorno, basta que saibam comercializá-los nos níveis desejados.
Parceria. O secretário estadual do Esporte, Gony Arruda, tem exercido papel importante na parceria entre o Governo do Estado e a TV Diário nas transmissões de grandes eventos. Garantida está a cobertura ao vivo dos jogos da Seleção Brasileira de futsal em Fortaleza e Itapipoca.
A origem
Os campeonatos estaduais estão na origem e na essência do futebol brasileiro. Ninguém pode sepultar a história em nome de uma modernidade imediatista que se prende apenas ao lucro. Ora, a história, quando bem explorada, faz o lucro.
Promoção
A Secretaria do Esporte do Estado levará mil crianças para ver os ídolos Falcão (Seleção Brasileira) e Manoel Tobias (Seleção Cearense) no Ginásio Paulo Sarasate no dia 4 de fevereiro. Há promoções também para Itapipoca.
"Gosto de programas que debatem em alto nível as ideias, táticas e aspectos diversos do futebol".
Vinícius Saldanha
Técnico do Guarani de Juazeiro
Recordando. Década de 1970. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Marinho, Artur, Hélio Show, Odélio, Geraldo e Paulo Tavares. Na mesma ordem (agachados): Roberval, Guaru, Samuel, Epanor Victor, Zé Eduardo e Da Costa. A foto foi enviada pelo advogado Tiago Matos. Ele disse não ter certeza quanto aos jogadores Marinho e Guaru. Será que alguém tira essas dúvidas"?
Liderança
Chamo a atenção para a importância de um líder em campo num time de futebol. Liderança não se impõe: é conquistada naturalmente. E mais: nem sempre o líder é o melhor jogador. O futebol cearense anda carente de líderes. O Fortaleza trouxe um: Geraldo.
Copinha
A Copa São Paulo de futebol júnior virou Copa dos Empresários. Começou pura na ideia de promover as categorias de base num evento de repercussão nacional. Pouco a pouco foi sendo tomada por times de empresários que incharam a competição. Lamentável.
Rendição
Fifa se rende à tecnologia e admite usá-la para tirar dúvidas na Copa 2014. A primeira sugestão nesse sentido foi feita há 22 anos por Airton Fontenele no Diário do Nordeste e revista Manchete, com grande repercussão nacional. É o Airton à frente de seu tempo.
Ingresso
Começa hoje a venda de ingressos para o jogo de futsal Seleção Brasileira x Seleção Cearense. Quem comprar dez "cadeiras" ou vinte "arquibancadas" ganha uma camisa oficial da Seleção Cearense. Telefone para esta promoção é 8820.5186.