Abrindo distânciaO Horizonte, correspondendo às expectativas, abre dois pontos sobre os concorrentes. E lidera. O Fortaleza fez bonito e tirou de tempo o Tigre logo na fase inicial. Ferroviário e Ceará cochilaram nos acréscimos e permitiram que Itapipoca e Guarany, respectivamente, conseguissem empates inacreditáveis. Guarany de Juazeiro, Fortaleza, Ceará e Crato embolam nos quatro pontos. O campeonato pegará fogo nas próximas rodadas. Só o Horizonte tem 100% de aproveitamento. E vai colhendo os primeiros frutos de um planejamento bem feito.
OportunismoRay, destaque no PV. O Fortaleza surpreendeu o Tiradentes. Com apenas 18 minutos, já colocara 2 a 0 no placar, em dois momentos de raro oportunismo do atacante Ray. Depois disso, o Leão tomou conta do jogo. E o bom time do Tiradentes deu sinais de que sentiu o golpe. Como consequência foi amplamente dominado. Na fase final, um leve sinal de reação do Tigre com o gol de Manuelzinho. Mas a imediata resposta de Bismarck sepultou as esperanças do time da PM. A vitória deixou nas alturas o astral do Fortaleza, que vive a festa da chegada de Geraldo e do anúncio, hoje, da contratação de mais reforços. É a nova força tricolor.
FrustraçãoVitória quase certa. O Ceará vencia por 1 a 0 e superara momentos difíceis em Sobral. Alternara com o Guarany o controle do jogo. Até no momento de maior domínio do Bugre, quando Juninho Cearense, Rodrigo e Paulinho comandavam as ações, Fernando Henrique pegou pênalti batido por Zada. Mas, nos acréscimos, a frustração alvinegra: Cristiano empatou.
Justo empateNo cômputo geral, o empate em Sobral foi justo. No Ceará, Fernando Henrique (sempre ele) Rogerinho e Giovani foram os melhores. Ainda bem Mota está aí, pois Felipe Azevedo, na frente, segue à espera de um parceiro. Eusébio, o melhor da estreia, ontem me pareceu confuso. Ajustar a zaga é preciso. O Guarany criou três chances seguidas no primeiro tempo.
Recordando. Década de 1970. Uma da s boas formações do Icasa de Juazeiro do Norte. A partir da esquerda (em pé): Zé Antonio, ? , Nem, Nicácio, Ferreira, Pirajá e o massagista Isaías. Na mesma ordem (agachados): Manuelzinho, Louro, Dote, Luiz Francisco e Zé Nilo. Detalhes: Nicácio, anos depois, brilhou no Ceará e no futebol paraibano. Dote também veio para o Ceará. Luiz Francisco atuou no futebol amazonense. (Acervo de Tarcísio Facundo).
Notas & notasSurpresa: Trairiense, que fizera ótima jogo diante do Ceará no PV, perdeu em casa para o Guarani/J. /// Crateús, que começou com dois jogos fora (empate e derrota), finalmente fará o primeiro jogo perante sua torcida. Na quarta, recebe o Ferrão no "Juvenal Melo". Vai ser uma festa na cidade.
Esperanças
O início de certame para o Ferroviário não tem sido bom. Um ponto em seis que disputou. Em compensação, três jogadores trazem esperança de melhores dias: Rafinha, Márcio Tarrafas e Canga. O empate com o Itapipoca foi ótimo para o Ita, que teve Neto Moura expulso no primeiro tempo.
"Perdemos gols e não fomos capazes de segurar o resultado. No final, com o gol de empate do Guarany/S, ficou aquele sentimento de derrota".
Heleno
Volante do Ceará