Brasil eliminou a Espanha
Não é bom fechar 2011 com espectro negativo em vista da humilhação sofrida pelo Santos diante do Barcelona. Ora, amigos, temos a Seleção Brasileira sub-20, campeã do mundo este ano, que eliminou a Espanha nas quartas de final. Houve empate (2 x 2) no tempo normal. Na decisão por pênaltis, o Brasil venceu por 4 x 2. Na seleção espanhola, nenhum sinal do toque genial do Barcelona. Portanto, o modelo do Barça não chegou às categorias menores da "Fúria". Reforça a ideia de que o padrão segue isolado num time só. Se o Brasil voltar às origens, logo retomará a hegemonia. O Mundial sub-20 aconteceu na Colômbia em julho e agosto deste ano.
Vacância
Depois que Sérgio Alves encerrou sua bela carreira de centroavante, o Ceará ficou órfão de um ídolo permanente, duradouro, na posição. Magno Alves poderia ter ocupado a posição, mas sua passagem foi efêmera, um campeonato apenas. Não deu para criar o que costumo chamar de fusão de imagens. Nessa posição no Ceará, três ganharam mesmo o coração da torcida: Gildo (eterno ídolo), Sérgio Alves (ídolo mais recente) e, ocupando uma faixa intermediária, Hélio Carrasco. Numa tentativa atual, entraram na fila, mas não conseguiram estabelecer-se Júnior, Washington, Roger e Marcelo Nicácio. Falta de oportunidade não foi. Permanece vago o posto que Sérgio Alves deixou livre.
Repetição
Leitores e ouvintes reclamam da repetição dos noticiários esportivos. Procede a observação. Na verdade, há uma tentativa de desdobramento nas informações com as devidas consequências. Mas bola parada resulta nisso. O repórter tem que fazer das tripas coração para obter alguma coisa nova. Pior é que os dirigentes seguram as informações.
Despiste
Entendo a posição dos dirigentes. Eles não querem adiantar nada sobre contratações, visando a evitar embaraços no caso de não dar certo. Quando muito deixam escapar algumas dicas. Aí o repórter que se vire para confirmar. Mas cabe um detalhe: na maioria das vezes, a pista é dada dolosamente errada para desviar o rumo do repórter. Não deveria ser assim.
Recordando. Década de 1980. Treino do Flamengo no Estádio Castelão. A partir da esquerda: Zico, Eli Maradona e Nunes. Época de ouro do Flamengo. Zico no Auge. O Mengo conquistou o título mundial de clubes no Japão. (Colaboração de Jurandy Neves).
Primeiro jogo
Hoje, faz 107 anos do primeiro jogo de futebol no Ceará (24.12.1904). Foi no terreno plano do Passeio Público, onde hoje está a 10ª Região Militar. O Foot-Ball Clube, time local, enfrentou equipe formada por ingleses que moravam em Fortaleza e tripulantes de um navio britânico aqui ancorado. Os ingleses venceram, 2 a 0. (Dados de Airton Fontenele).
Sensibilidade
Que belo livro o escrito por Milton Nunes sobre automobilismo. Eu o conhecia como cantor de privilegiada voz. Agora tive o prazer de conhecer sua outra vocação (seus desenhos, amigos, colecionadores). Os primeiros tempos do automobilismo cearense desde o Pici ao Autódromo Virgílio Távora. Um primor, com fotos históricas. Parabéns, Milton Nunes.
O futsal cearense tem o melhor campeonato do Brasil. Ganhou importância e até voltou a ter jogadores na Seleção Brasileira".
Aécio de Borba
Presidente da CBFS