Matéria-1086829

Legenda: Dimas Filgueiras
Foto:
Modelo único

Há muita gente interpretando que o modelo do Barcelona é o modelo do futebol espanhol como um todo. Não é. Nem o Real Madrid conseguiu copiar o que seu maior rival faz. A Seleção da Espanha só fez algo semelhante porque teve por base o time de Guardiola. Será no momento modelo único no mundo? Parece. Não é fácil imitar. Lembram-se do Carrossel Holandês? Teve por base o time do Ajax. Passado aquele período, o próprio futebol da Holanda não consegui repetir o mesmo modelo da época de Johan Cruyff. Querer imitar todos querem. Mas não é bem assim. São modelos únicos baseados numa geração de talentos.

Diferença

A situação do futebol espanhol e do futebol holandês difere do futebol brasileiro. Este jamais dependeu de modelo único de uma equipe. A nossa matriz sempre teve por base o toque genial, com os craques fazendo a bola rolar. Isso era padrão no Rio, São Paulo e, tempos depois, em Minas. Lembram-se do Cruzeiro de Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes e Tostão? Do Santos de Coutinho e Pelé? No Brasil, fazer a bola girar, com troca de passes, foi padrão, não exceção. Era prática comum. Dimas Filgueiras, hoje técnico do Ceará, viveu isso quando jogou no Botafogo de Garrincha e Nilton Santos. Todos colocavam os adversários na roda. Foi um erro ter abandonado essa prática.

Cuidado

Tenho evitado escrever sobre contratações, transações, vendas, compras e empréstimos de jogadores. Recesso é campo fértil para disse não disse e especulação. Aí haja disparate! Sem acesso aos contratos, prefiro não me arriscar em palpites. Informação de terceiros nem sempre é segura. O verdadeiro teor permanece escondido. Silencio.

O leitor

A avidez no sentido de querer passar de primeira a informação ao leitor termina na maioria das vezes atropelando a verdade dos fatos. A avidez pela informação de primeira deve existir sim, desde que de forma sensata, segura. Ao leitor é melhor receber depois uma informação correta do que, de primeira, ser levado a equívocos. Calma, gente.

Recordando

A partir da esquerda: Hélio Malveira, Carlos José, Angélica (hoje apresentadora da TV Globo, casada com Luciano Huck), Nonato Albuquerque (nome de destaque na imprensa cearense) e Eli Maradona. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).

Notas & notas

Oliveira Lopes é um dos melhores técnicos da nova geração. Missão em 2012: fazer novamente vitorioso o Icasa. Oliveira é o único treinador cearense com título de campeão nacional, ou seja, a Série D que ele ganhou pelo Guarany de Sobral. /// Desta vez, fora do estadual cearense está Flávio Araújo, o técnico que mais se identificou com a história do Icasa. São novos tempos.

Selecionadas

Espanha, Holanda e Alemanha no topo. Depois o Uruguai, que está na frente do Brasil e da Argentina. Na Canarinho, Mano Menezes comandou o time em 20 jogos, desde agosto de 2010 (12 vitórias, cinco empates e três derrotas). Seu fracasso: eliminado invicto na Copa América, despachado pelo Paraguai na decisão por pênaltis. (Dados de Airton Fontenele).

"O Itapipoca, dentro das disponibilidades financeiras, procura montar boas equipes, sem fugir da realidade. Em 2012 não será diferente".

Eudi Assunção
Presidente do Itapipoca