Matéria-1086492

Legenda: Michel
Foto:
Cuidado com os contratos

Nos bastidores, muito se fala sobre brechas existentes na feitura do contrato que daria privilégio ao Ceará na negociação de Osvaldo. Não tive acesso ao documento, razão por que não pude analisar com detalhes os contraditórios pontos de vista dos interessados na transação do jogador. Mas, diante de tudo o que foi posto, cabe uma advertência: na hora de assinar um contrato é preciso cuidado redobrado. As cláusulas dúbias devem ser substituídas por outras bem definidas. No caso de dúvidas, o correto é não assinar. Há gente esperta em toda parte. E, no mundo do futebol, muito mais ainda.

Permanência

O Ceará acertou ao renovar o contrato de Michel. Embora nos últimos meses ele tenha caído muito de produção, o histórico do jogador é favorável. Michel tem crédito. A composição foi ótima para os dois.

Realidade

Não esperem contratações bombásticas no nosso futebol. As limitações financeiras não permitem extrapolar a capacidade de pagamento dos clubes. Nesta parte, incluídos até os chamados times grandes. Como "mísseis" em tempos de vacas magras?

Patamar inferior

Os tempos de dinheiros fartos sumiram. Os rebaixamentos de Ceará e Icasa deixaram o futebol cearense mais pobre. Não digo na miséria. Não é isso. Mas que ficou minguado ninguém duvida. Basta ouvir o discurso dos dirigentes.

"Ao observar atitudes estranhas, o Ceará deixou de negociar com o empresário de Osvaldo e passou a tratar da questão diretamente com o clube".
Robinson de Castro
Presidente interino do Ceará

Louvável

Admiro sobremaneira os dirigentes de equipes do interior. Sei dos percalços que encontram. Crateús e Trairi, que entram agora para a primeira divisão, operam verdadeiros milagres. Só mesmo muito amor ao futebol para tanto esforço.

Tática

Ainda repercute o modelo adotado pelo Barcelona. Não duvidem: agora todo mundo tentará fazer a mesma coisa. Pelo menos aliviará o que já cansou: o 3-5-2 ou o 4-4-2. Mas até que os adversários alcancem o novo modelo, os espanhóis ainda colocarão muita gente na roda.

Apoio total

Paulo Plutarco tem ocupado bem seus espaços. No automobilismo, narrei pela TV Diário seu desempenho positivo nas provas realizadas no Eusébio. Depois, registrei a aposta que ele fez ao apoiar a Regata Dragão do Mar, evento que entra para o calendário oficial da cidade.

Selecionadas

No meio de tanto pessimismo com o futebol brasileiro, vale lembrar que a equipe sub-20 do Brasil foi campeã do Sul-Americano e campeã mundial, sob o comando de Ney Franco. Passou até pela Espanha. Lá surgiram Neymar, Lucas Silva e Oscar, dentre outros. (Dados de Airton Fontenele)

Recordando. Década de 1980. A partir da esquerda: Geraldino Saravá e Aloísio Guerreiro no Ceará Sporting Club. Detalhes: Geraldino é o maior artilheiro da história do Castelão. Aloísio, depois, brilhou no Santos/SP. Hoje é empresário. (Colaboração de Elcias Ferreira).