Matéria-1085767

Legenda: Bechara no Ferroviário
Foto:
Hora de voltar ao passado

O técnico do Barcelona, Guardiola, disse que o toque de bola e o estilo de jogar da sua equipe eram expedientes usados pelos brasileiros há algumas décadas. Ele aprendeu isso vendo os jogos dos times daqui que eram acompanhados pelos seus avós. É verdade. Nas décadas 50/60, principalmente, o futebol carioca tinha aquele jeito de jogar. Toque refinado, fazendo a bola circular. Algo comum usado por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O futebol paulista também tinha estilo parecido. Até a década de 1970, foi assim. Depois, num erro imperdoável, fomos abandonando esse estilo. Hora de voltar ao passado.

Diretor de futebol

Bechara no Ferroviário. Encerrou a carreira de jogador e parte agora para uma nova missão: diretor de futebol. Conservei com ele a respeito de sua nova atividade profissional. Mostrou-se otimista e entende que a filosofia coral tem de retomar a tradição de formar valores em casa, como fazia há algum tempo. Foi assim que o Ferroviário revelou jogadores que chegaram inclusive à Seleção Brasileira principal como, por exemplo, Mirandinha e Jardel. A retomada desse princípio devolve à Barra do Ceará a esperança de melhores dias. Bechara, com a experiência de tantas anos no futebol europeu, poderá inovar na parte gerencial, dando-lhe o caracter profissional de que precisa.

Contratações

Estou acostumado aos tempos de recesso no futebol. Os ensaios e contratações passam a fazer parte do cenário. Não me empolgo. Não haverá contratação de impacto. Serão essas mesmas que estão sendo tratadas, ora com um jogador melhor, ora com atletas medianos. A própria limitação financeira das equipes não permitirá "aventuras".

Poder aquisitivo

Quem tem ainda situação financeira favorável para arcar com melhores aquisições é o Ceará, a despeito de ter sido rebaixado. Mesmo assim, teve de reduzir bastante o patamar para não comprometer o equilíbrio conseguido pelo licenciado presidente Evandro Leitão. Tudo está sendo feito de acordo com a disponibilidade do cofre.

Notas & notas

Parabéns ao piloto Victor Amador, campeão 2011 de kart indoor promovido pelo Caki no Sprint Car. Foram dez provas, com dez pilotos competindo. /// No Debate Bola (TV Diário), engenheiro Mário Elízio mostrou com propriedade os avanços e perdas nas obras para a Copa 2014. Autor do livro "Análise da Copa após escolha das 12 cidades-sede", ele deu um baile de conhecimento,

Experiência

Não concordo com os que bateram pesado no atacante Neymar, após o fracasso do Santos no Japão. Concentrar a críticas no jovem ídolo é uma injustiça. O Santos sumiu como um todo. O "Peixe" ficou aparvalhado, na roda, sem acreditar no que via. Não foi apenas Neymar que ficou devendo. Até o técnico Muricy revelou-se atônito, perdido, embasbacado. Pudera.

Recordando. 1962. Seleção Cearense. A partir da esquerda: Baíbe cumprimenta um torcedor. O técnico Janos Tatray também abraça admiradores, após uma vitória no Estádio Presidente Vargas. (Colaboração de Jurandy Neves).

"Tenho visto os meninos das bases. Quem tiver talento será aproveitado naturalmente. Isso faz parte do projeto que está sendo adotado no clube".

Nedo Xavier
Técnico do Fortaleza