Matéria-1084593

Legenda: Pelé é inigualável
Foto:
Melhor do planeta

O Mundial de Clubes deste ano chegará ao fim amanhã. Bastaria a presença de Neymar e Messi para garantir o espetáculo. Mas lá estarão também Edu Dracena, Daniel Alves, Bruno Rodrigues, Piqué, Durval, Puyol, Henrique, Abidal, Arouca, Busquets, Elano, Xavi, Ganso, Iniesta, Borges, Alexis Sánchez, Fábregas... O maior show de futebol da terra este ano. Milhões de euros, milhões de dólares, milhões de reais. Qual o melhor? Não há dúvida de que o Barcelona há se apresentado com nível bem superior a todos os demais. O toque refinado e a constante troca de passes e de posições têm colocado na roda os adversários (que o diga o Real Madrid). O Barça tem sintonia fina. Mas isso não antecipa o título para os espanhóis. Os times brasileiros costumam se agigantar nas grandes decisões. Creio que com o Santos não será diferente.

Na pegadas do Rei

Neymar , 19 anos de idade. Pelé, com 17 anos, foi campeão do mundo pela Seleção Brasileira na Copa de 1958 na Suécia. Na decisão, Pelé fez dois gols. Num deles, dentro da área, deu um lençol no sueco e tocou no canto. Golaço. Neymar tem talento, mas não há como compará-lo ao "Rei". Pelé é inigualável. Neymar, muito jovem, disputará seu primeiro título mundial. Mas o Mundial de Clubes não tem a importância de uma Copa do Mundo. Mas Neymar está nas pegadas do "Rei".

Superação

Mostrei em colunas passadas como no Mundial de Clubes em 2006 o Internacional superou na final o Barcelona, que na época era considerado superior. Naquele ano, o Barça já contava com Valdés, Puyol, Xavi e Iniesta, que também atuarão amanhã. Os tempos mudaram. Valdés, Puyol, Xavi e Iniesta cresceram com o Barça. Foram campeões do mundo pela seleção da Espanha na Copa da África do Sul 2010. Com Messi, passaram a dar baile pelos gramados europeus. Já o Santos não fez bom campeonato brasileiro. Mas a arte de Neymar poderá fazer a diferença. Numa decisão mundial, há fatores imprevisíveis que mudam o rumo do jogo. E nem sempre o considerado melhor ganha o título. Pode dar Santos, sim.

TV Diário: mais um show no mar

Amanhã, a partir das 10 horas da manhã, a Regata Dragão do Mar estará ao vivo na telinha do Canal 22, com todos os desafios que a prova requer. O cenário encantador da enseada do Mucuripe e a perícia e coragem dos jangadeiros traduzirão em emoção e beleza uma das mais puras e legítimas tradições de nosso estado. Imperdível.

Selecionadas

O Barcelona, em duas finais do Mundial de Clubes, perdeu para clubes brasileiros. Em 1992 derrotado pelo São Paulo (2 x 1) e em 2006 derrotado pelo Internacional (1 x 0). O cearense Iarley ganhou dois títulos mundiais de clubes: em 2003 pelo Boca da Argentina e em 2006 pelo Inter/RS. Nesse segundo título, Iarley ganhou a Bola de Prata (2º melhor jogador). Ronaldinho Gaúcho ficou com medalha de bronze. (Dados de Airton Fontenele).

Notas & notas

Marcela, neta do narrador Gomes Farias, chegou aos 15 anos. Comemorando a data, Leandro e Mold´anne, pais de Marcela, reuniram amigos numa bela festa no Venturine Buffet. Saúde e paz, querida Marcela. Parabéns. /// Amanhã, no Polo Esportivo Sinditáxi, a final do 24º Campeonato dos Taxistas. Disputam o título Coopertáxi e Sincom. Início às 9h30, com arbitraram de Joaquim Weberths (aspirante à Fifa). Promoção do Sindicato dos Taxistas.