Preços e apreços
O status financeiro de um clube é proporcional à Série da qual participa. Difere, pois, do status histórico. O Santa Cruz de Recife, por exemplo, mesmo tendo passado dois anos na Série D, jamais perdeu a condição de time grande, respeitável, dentre os da elite do Nordeste. Entretanto, o status financeiro ficou reduzido pela queda das receitas. Além disso, qual jogador quer participar da Série D? Alguns até a olham com desdém. O Santa subiu para a Série C e logo melhorou a expectativa de receitas consistentes. No futebol cearense, os ajustes de interesse e de salários colocaram em lados opostos clubes e jogadores que antes faziam recíprocas declarações de apreço. Agora, no lugar do apreço, o preço. Relação custo/benefício de forma fria, calculada. Nesta parte, cada um de acordo com a sua realidade. Amigos, amigos, negócios à parte...
Os protestosO rigor da torcida do Fortaleza no acompanhamento de tudo o que está sendo feito no Pici tem uma razão: evitar a repetição dos erros que, em dois anos consecutivos, levaram ao fracasso o projeto de subir para a Série B. Quem contratou errado? Quem respondeu pelos equívocos cometidos? É natural que agora as lideranças estejam mais atentas, analisando a condição técnica dos indicados. O técnico Nedo Xavier sabe que não poderá tropeçar na mesma pedra que serviu de tropeços para os técnicos anteriores. A qualidade da comissão técnica é tão importante quanto à dos jogadores. Motivo lógico: se a comissão falhar, o restante do grupo afunda com ela.
Na hora do pega
Nos momentos difíceis os verdadeiros amigos aparecem. Sim, o futebol é profissional e cada um tem de buscar onde possa ganhar mais dinheiro porque efêmera é a vida de atleta. Se não fizer o pé-de-meia, haverá dificuldades. O Ceará continuará bem servido de goleiros. Adilson, o eterno paredão, já havia confirmado presença no Ceará em 2012. Agora, com a confirmação de Fernando Henrique também em 2012, o alvinegro terá sempre um paredão a mais na hora do pega.
Análise da Copa
Muito bom o trabalho que o engenheiro Mário Elizio Aguiar Soares condensou no livro "Análise da Copa 2014 Após Escolha das 12 Cidades-Sede". Ele aborda a situação de portos, aeroportos e obras de mobilidade urbana, conforme as exigências do complexo caderno de encargos da Fifa. Mário será um dos meus convidados no programa Debate Bola, domingo próximo, na TV Diário. Opinião isenta de quem, com muito zelo, estudou a situação .
Recordando
Olha aí o ex-lateral-direito Pedrinho, que foi campeão cearense de 1955 pelo Calouros do Ar. Esta foto foi batida quando o jornalista Paulo Freire (à esquerda) visitou o ex-jogador na residência deste. Pedrinho (de camisa azul com estampas) também atuou com destaque no Ferroviário e na Seleção Cearense. Hoje, Pedrinho está aposentado. Continua morando em Fortaleza.
Artilharia bicolor
Cleiton tem intimidade com o gol. Por onde passou, deixou a marca de sua vocação para artilheiro. Foi assim no Fortaleza, Tiradentes e no Guarany de Sobral. São reconhecidas as suas qualidade como centroavante. Novamente no Tigre, será motivo de preocupação para os adversários, máxime porque na companhia de outros dois goleadores natos: Niel e Netinho.