Diferença de dotações
Noto logo a diferença entre a observação feita com equilíbrio e a que se mostra eivada de paixão. A primeira é coerente, sábia; a segunda pobre nos argumentos porque levada pela emoção. Voltei a ouvir a frase segundo a qual o futebol cearense tem torcida de primeira, futebol de segunda e dirigente de terceira. Será? Ora amigos, alegam que os times do Nordeste pouco demoram na Série A. É verdade. Mas cabe analisar o motivo. Será que Corinthians, Vasco, Fluminense e Flamengo, para citar apenas os quatro primeiros do certame deste ano, ficariam sempre na Série A se tivessem as minguadas cotas que foram destinadas por exemplo ao Fortaleza e ao Ceará, quando estes estiveram na elite nacional? Duvido. O dirigente daqui faz das tripas coração. Os do Sul/Sudeste têm dinheiro farto. Ainda assim, vez por outra um grande deles despenca.
Jogar mais
O nome Carlinhos Bala tem peso e repercute. Quando ele esteve no Fortaleza, eu o entrevistei na TV Diário. Gostei. Mas agora a cobrança sobre Carlinhos deverá ser muito maior. Uma coisa foi disputar alguns jogos da Série C e concluir ali mesmo a sua participação; outra coisa, bem diferente, será o desafio de ganhar o certame estadual e, além disso, subir o Fortaleza para a Série B. Para alcançar esses objetivos, Carlinhos terá de jogar muito mais do jogou quando aqui esteve.
Curiosidade
A goleada do Lyon sobre o Dínamo de Zagreb por 7 x 1, que garantiu os franceses nas oitavas de final da Liga dos Campeões, gerou suspeita de corrupção na Europa. A suspeita ganhou consistência e os fatos passaram a ser devidamente apurados. Já aqui no Brasil, aconteceu aquela estanha goleada do Cruzeiro sobre o Atlético por 6 x 1, e tudo ficou numa boa, como se algo estranho não tivesse acontecido. Essa goleada do Cruzeiro sobre o Atlético eliminou do baile o outro Atlético, o do Paraná, que se sentiu prejudicado e protestou contra o que houve em Minas Gerais. Mas tudo ficou aí mesmo, não passando de palavras soltas ao vento. E viva o fantástico futebol brasileiro...
O show da TV Diário
Amanhã, ao vivo, às 06h50, o jovem Kaio Cézar narrará pela TV Diário a "Corrida de Rua Unifor", prova reconhecida e aprovada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Às 10h20, com a participação do especialista Robério Lessa, a TV Diário mostrará, direto do Eusébio, o encerramento do Campeonato Cearense de Automobilismo. Um show do Canal 22.
Coisas que ficam
Quando o Ceará, com dois jogadores a menos, empatou com o Atlético-MG, em Sete Lagoas, houve justa comemoração em Porangabuçu. Lembro que o presidente Evandro Leitão, revoltado com a arbitragem que garfara o Ceará, bradou: "O Atlético foi incompetente". E repetiu: "O Atlético foi incompetente". Realmente tinha razão. Mas o que ele jamais esperava aconteceu: o Ceará depender justamente do Atlético.
Selecionadas
Fechando o ano 2011, o pesquisador Airton Fontenele, que tem um dos maiores acervos do Brasil em se tratando de Seleção, elegeu a que, na sua ótica, pode ser entendida como a melhor formação da Canarinho de 2011, sob comando de Mano Menezes: Júlio César/Jefferson; Daniel Alves, David Luiz/Dedé, Thiago Silva e Adriano/Marcelo; Lucas Leiva, Hernanes, Elias e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Fred/Leandro Damião.
Recordando
Esta é para matar de saudade. Encontro de ex-jogadores realizado na década de 1980. A partir da esquerda (em pé): Artur, Romualdo, Mozart e Francisco Carlos. Na mesma ordem (agachados): Evandro (não confundir com o Diabo Louro), Lucinho, Pacoti e Edmar. Desse grupo, morreram Artur, Mozart, Romualdo e Lucinho. Acervo de Jurandy Neves de Almeida - Montese).