Salvo pela rivalidade
Os insucessos do futebol cearense este ano poderiam, como consequência, trazer total desmotivação para a temporada estadual 2012. No plano nacional, os resultados foram tristes: Ceará e Icasa rebaixados e o Fortaleza não conseguiu subir. Tudo diferente de 2010, quando o saldo foi altamente positivo: Guarany/S campeão da Série D, Ceará na Sul-Americana e o Icasa mantido na "B". De ruim só a permanência do Fortaleza na "C". Com o fracasso 2011, estará esvaziado o certame estadual em janeiro? Apesar das frustrações, creio que não. Se começasse já agora, a retração seria terrível. Mas em janeiro, passadas as festas de fim de ano, tudo será diferente. O mote para manter o interesse será a rivalidade entre Ceará e Fortaleza. E esta ficou mais aguçada após a troca de piadas e gozações em razão os resultados mais recentes.
Talentos
Neymar é atração, talento. Pode ganhar já agora seu primeiro título mundial de clubes, que não tem o peso de um título mundial pela Seleção Brasileira. É cedo para compará-lo a Pelé. Vi Pelé no início de sua carreira na Canarinho em 1957. Não havia a exposição da mídia de hoje. Ainda assim, o genial garoto Pelé foi foco do mundo porque com 17 anos, como titular, ganhou sua primeira Copa pelo Brasil em 1958 na Suécia. A Neymar o que é de Neymar; a Pelé o que é de Pelé.
Bola rolando
Este período, de bola parada, é o pior que há para quem escreve. O foco passa a ser a formação das equipes. Isso, convenhamos, não tem a graça nem a beleza que só a bola produz. Por enquanto, só entrevistas e entrevistas. Algumas tediosas, chatas; outras até proveitosas. Bola rolando só mesmo à distância. E bota distância nisso: Japão. Começou o Mundial de Clubes. Todo mundo espera que aconteça a tão desejada partida entre Barcelona e Santos. Os espanhóis mais calejadas, já em razão de tantas conquistas. O Barcelona foi a base da seleção espanhola campeã do Mundo na África do Sul. Lá estavam Puyol, Piqué, Busquets, Xavi, Pedro, Iniesta e Villa. Grande desafio para o Santos de Neymar.
Objetivo sensato
O município de Crateús quer fazer bonito neste primeiro ano de elite no futebol cearense. Lá está o técnico Maurílio, responsável pela formação e montagem do grupo. Maurílio esteve há algum tempo no Debate Bola TV Diário. O objetivo é sensato: não há como ser campeão logo de início. A meta é manter Crateús na Série A. Tudo dentro da realidade, pois.
Assunto proibido
Ninguém gosta de expor quanto ganha de salário. É de praxe. Radialistas antigos davam um jeitinho quando queriam dizer que ganhavam bem. Acrescentavam fictícias gratificações com publicidade. Há jogadores de times menores que usam expediente semelhante. Incluem o "bicho" na composição. Sei que há brutal diferença entre grandes e pequenos, embora todos atuem na mesma arena. Pior é que nem sempre é melhor quem ganha mais...
Notas & notas
Capacitação. Hoje e amanhã, Dacildo Mourão e Manoel Aguiar estarão no município de Irapuan Pinheiro, ministrando curso para árbitros. Contatos com a Secretaria de Esportes do município. Dacildo tem toda a bagagem de um ex-Fifa, que conhece também os bastidores da arbitragem nacional. /// Eudi Assunção e Prefeitura de Itapipoca. Parceria necessária para a manutenção da equipe e também para melhor divulgação do município.
Recordando
Dimas Filgueiras, então zagueiro do Ceará. Década de 1970. A partir da esquerda (em pé): Mauro Calixto, Paulo Tavares, Hélio Show, Dimas Filgueiras, Joãozinho e Carlindo. Na mesma ordem (agachados): Antonio Carlos, Samuel, Jorge Costa, Edmar e Gaspart. Foto batida no Estádio Presidente Vargas. Dimas Filgueiras segue como técnico do Ceará para a temporada 2012.