Matéria-1075284

Legenda: Heleno
Foto:
Pensamento de cada um

A confiança tomou conta do Ceará depois da bela vitória sobre o Grêmio (1 x 3) em Porto Alegre. O Vozão passou a vez bem próxima a chance de permanecer na Série A. Sim, mas qual a visão dos mineiros? Fisguei no site do Cruzeiro esta colocação: "Lembrado de que a vitória sobre o Ceará, combinada com um empate do América-MG diante do Atlético-PR, já elimina qualquer possibilidade de rebaixamento para o Cruzeiro, Fabrício (deles) disse que a possibilidade existe, mas ressalta que o pensamento da Raposa, primeiro, tem que ser apenas fazer a sua parte com boa atuação e vitória no PV, embora respeitando o Ceará". Vejam bem: a exemplo do Ceará, o Cruzeiro também não quer ficar à espera de terceiros. Planeja fazer logo a parte que lhe cabe: vitória. Não por outro motivo o jogo de amanhã será empolgante.

Pau para toda obra

Heleno, volante. Heleno, zagueiro. Heleno, ala na direita. Heleno no gol... Só falta essa última parte. Fama de jogador violento. Um simples empurrão dado por ele é interpretado como agressão. Mas a verdade clara é que Heleno há revelado competência no seu ofício, independente do setor que ocupa em campo. Ele tem correspondido. Pau para toda obra. Hoje sua missão será novamente importante. Se repetir o que fez no Olímpico, o Cruzeiro terá muitas dificuldades.

Questão de tempo

Os senhores já observaram a minha reserva quando se trata de antecipar nomes sobre futuras contratações do Fortaleza. Há quem se aventure nesse mister. É elogiável a postura de quem quer chegar primeiro com a informação. É obrigação do cronista cascavilhar mesmo. Mas assumo postura mais prudente, haja vista a própria reserva adotada pelo diretor de futebol do Leão, Jorge Mota. Alguns dos nomes que a imprensa já divulgou até poderão e deverão ser confirmados. O cruzamento de informações deixou fortes indicativos de que o tricolor apenas se resguarda para anunciar oficialmente quando os contratos estiverem sacramentados. Tudo bem. É uma questão de tempo. De pouco tempo, aliás.

Contra todos os tormentos

Bons tempos aqueles de vibração, vitórias, gols e paz. Júnior Xuxa aí no auge. O Verdão era festa. Hoje, apreensão. Batalha final contra todos os tormentos. Icasa x Portuguesa logo mais. Xuxa no banco. O Icasa pode ser rebaixado hoje, mas resta uma nesga de esperança. Tem de ganhar e esperar resultados de terceiros. Todos à espera de um milagre.

Notas & notas

Um sucesso a XI Minimaratona de Paracuru. O vencedor foi Jectan dos Santos (de Pentecoste), seguido de Francisco Cézar dos Santos (de Apuiarés) e de Francisco de Assis Lessa (de Apuiarés). /// Do leitor Joécio Cavalcante (Natal/RN): "O jogador, em especial zagueiro que levanta o braço para reclamar, geralmente é o que dá condições para que o impedimento não aconteça. É um inconsciente pedido de desculpa".

Selecionadas

Numa conversa gravada para o acervo do pesquisador Airton Fontenele, Juninho Paulista (penta mundial em 2002 e campeão da Copa das Confederações em 1997) disse que Mano Menezes tem que afunilar mais, definir titulares e reservas, não exagerando em convocações (foram 83 desde 2010). Reconhece também dois grandes problemas: a meia-cancha (foram 25 atletas em 2011) e a lateral-esquerda.

Recordando

Década de 1980. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Jorge Henrique, Hélio, Nilo, Luisinho, Augusto, ? , Tati. Na mesma ordem (agachados): Edson, Betinho, Ivan, Jorge Veras e Paulo César. Bons tempos do Ferrão. Hélio Show foi goleiro que também brilhou intensamente no Ceará e no futebol potiguar. Jorge Veras é técnico do sub-20 do Fortaleza. (Colaboração de Gabriel Lopes).