Cenário da penúltima batalha
O velho e novo PV. O Ceará quer aproveitar o "alçapão" para dobrar o Cruzeiro e seguir em busca da vaga na elite 2012. Nesse cenário já vi reviravoltas inesquecíveis de um Ceará, quase rebaixado, para um Ceará vitorioso. Há alguns anos, o alvinegro estava no abismo da Série B. Na última rodada, no PV, se perdesse para a Tuna Luso de Belém, cairia para o inferno da Série C. Jogo tenso. Ceará em desvantagem. O técnico alvinegro, Arnaldo Lira, inconformado com uma marcação, atracou-se com o árbitro Valdomiro Matias em pleno gramado. Foi expulso. Por incrível que pareça, a partir daí o Ceará reagiu e permaneceu na Série B. Hoje não será preciso expediente assim, de tanto desespero. O Ceará tem time para, sem gestos extremos, ganhar o jogo. Mas volto a advertir: nada de menosprezar um time do porte e da grandeza do Cruzeiro.
Segura, Fernandão
Atenção total, caro Fernando Henrique. Você tem crédito. Se eu fosse contar as defesas milagrosas que você fez desde quando aqui chegou, faltaria espaço na coluna. Mas houve alguns gols que poderiam ter sido evitados. Seria interessante uma autocrítica, revendo os vídeos dos gols que Flamengo, Fluminense, Santos e Corinthians fizeram no Ceará. Converse com o treinador de goleiros. Você, Fernando, será muito importante diante do Cruzeiro.
Opinião de Mancini
No site do Cruzeiro a declaração de Vagner Mancini, campeão cearense este ano pelo Ceará: "A gente vai até a margem. Tentamos formar uma ideia. Nos últimos jogos, a equipe teve uma chance ímpar de escapar definitivamente. Acabou somando apenas cinco pontos, quando a gente esperava nove, o que hoje nos daria uma folga muito boa na tabela. Mas acho que não está perdido não. E em cima disso a gente tem que ter esperança, tem que valorizar os atletas que hoje nós temos, acreditar, enchê-los de energia, porque é muito possível que nossa equipe vá ao PV e faça um bom jogo, consiga a vitória. Temos que valorizar isso aí dentro do grupo". Portanto, Mancini mostra-se discreto, mas confiante.
O passe e o fiel servidor
Osvaldo mais aplicado. Depois de ser cobrado no sentido de praticar futebol mais solidário, ele aceitou as críticas e há procurado ser fiel servidor, passando a bola ao companheiro que estiver em melhor condição de finalizar. Mas é preciso que os demais atletas tentem acompanhá-lo na velocidade. Se assim não for, Osvaldo muitas vezes ficará sem opção.
Dados importantes
Do jogo com o Ceará em Uberlândia para cá, o Cruzeiro mudou. Permanecem com melhor utilização pelo técnico Vagner Mancini os jogadores Fábio, Diego Renan, Marquinhos Paraná, Roger, Charles, Montillo, Ortigoza e Wellington Paulista. Nos seus últimos cinco jogos, o Cruzeiro ganhou apenas um (1 x 0 sobre o Internacional). Perdeu dois (Botafogo, 1 x 0; Flamengo, 5 x 1). Empatou dois (Avaí, 0 x 0; Atlético/PR, 0 x 0).
Vitórias fora
Duas surpresas pregou o Cruzeiro. Tem apenas duas vitórias fora de casa, mas estas foram diante dos dois melhores clubes da atual Série A. Na 7ª rodada, ganhou do Vasco em São Januário (0 x 3) e na 11ª rodada ganhou do Corinthians no Pacaembu (0 x 1). Vejam como o futebol é mesmo incrível. O Cruzeiro, hoje ameaçado de rebaixamento, bateu nos dois que estão na luta pelo título: o líder, Corinthians e o vice-líder, Vasco da Gama.
Recordando
1979. Rara foto de jogadores do Ferroviário que conquistaram o título estadual naquele ano e foram a Juazeiro do Norte, visitar a imagem do Padre Cícero Romão Batista. A partir da esquerda: Terto, Jorge Henrique, Jeová, Cícero e Ricardo Fogueira. Detalhes: Não sei onde estão hoje Terto e Ricardo Fogueira. Jorge Henrique, Jeová e Cícero moram em Fortaleza. (Colaboração de Gabriel Lopes).