Matéria-1068083

Legenda: Valmir Araújo
Foto:
Próximas batalhas

A vitória do Ceará sobre o Avaí trouxe de volta a confiança na classificação. Ótimo. Mas as futuras batalhas serão tão ou mais importantes que a da "Ressacada", onde o alvinegro sepultou antigo tabu e demais temores. Ganhar do Santos será duplamente vantajoso. No aspecto psicológico, deixará os concorrentes abalados; no aspecto técnico, abrirá pontuação que lhe dará mais oxigênio. Há algumas rodadas, predomina a interdependência de resultados. Por exemplo: o Ceará, para sair da zona de rebaixamento, foi beneficiado pela derrota do Cruzeiro. Já agora o alvinegro dependerá apenas de si, se quiser seguir fora da zona maldita. Tudo está sob controle do time de Dimas. Mas uma derrota ou empate diante do Santos poderá deixar o campeão cearense outra vez carente de tropeços alheios. Daí a razão por que uma vitória domingo virou obrigação.

Notas & notas


Curso de Capacitação para árbitros de futebol será ministrado nos dias 18 e 19 de novembro em Boa Viagem/CE. Os instrutores serão Dacildo Mourão (ex-FIFA) e Manoel Aguiar. /// A Escolinha da Vila Manoel Sátiro, que cuida da formação de jovens atletas no bairro, aguarda da Regional V reparos no campinho do São Paulo, onde a escolinha funciona. Há necessidade de terraplenagem, redes de proteção e iluminação. O terreno pertence à PMF.

Esperanças corais

Há muita expectativa entre os torcedores do Ferroviário a respeito do projeto a ser desenvolvido pelo novo presidente Valmir Araújo. Ele tem grande experiência no futebol, pois durante anos presidiu o Quixadá. Mas uma coisa é comandar equipe modesta, onde a cobrança da torcida praticamente inexiste; outra, bem diferente, é presidir um time onde a torcida exige resultados positivos. Valmir é meu convidado para o Debate Bola, domingo, dia 13, na TV Diário.

A fórmula do Santos

A preocupação do Santos é com o Mundial de Clubes. O técnico Muricy Ramalho expôs a fórmula que usará para derrotar o Barcelona numa possível final: "Um time compacto, preparado para se defender e atacar em bloco e, quando necessário, para pressionar a saída da bola do adversário e trocar pacientemente passes, em vez de só procurar o gol alucinadamente". E para enfrentar o Ceará qual será o modelo santista? O Santos tem vocação ofensiva. Foi assim na vitória sobre o Vasco. Aliás, nem se sabe como virá o Santos. Muricy não falou sobre o modelo que adotará aqui. Parece não ter preocupação com isso. Já o Ceará deverá ser prudente, sem medo, tal como na vitória sobre o Avaí.

Recordando

1967. O Flamengo de Juazeiro do Norte no Estádio da LDJ (Liga Desportiva Juazeirense). A partir da esquerda (em pé): Zé Leite, Pereira, Erilton, Martins, Tarcísio, Gustavo, Rãinha e Quixaba (técnico). Na mesma ordem (agachados): Stênio, Daniel, Chagas, Júlio e Tico. Detalhe: observem a então acanhada cabine de transmissão da Rádio Iracema, a pioneira de Juazeiro do Norte. (Colaboração de Tarcísio Facundo).

Sensatas palavras do vice-presidente

Mais do que nunca o Fortaleza precisa de serenidade. Elpídio Brígido Filho, novo vice-presidente tricolor, foi muito feliz quando exortou seus pares a assumirem postura harmoniosa, de total coesão. Suas palavras foram oportunas, mormente para neutralizar os efeitos do desconforto causado pouco antes pelo bate-boca de dois conselheiros do clube. Valeu, Elpídio.