Perigosa prostração
É natural o abatimento que tomou conta do Ceará e da torcida após o ingresso do time na zona maldita. Dentro das novas circunstâncias, o desespero passa a ser o maior adversário. Manter a serenidade será essencial, embora difícil pelas pressões e cobranças. Quanto menor a margem de erro, maiores as dificuldades. Só mesmo a força mental ainda será capaz de devolver ao alvinegro o controle das emoções. Haverá essa força interior em Porangabuçu? É extremamente delicada a situação, mas os concorrentes também estão vivendo momento semelhante. As margens de erro dos adversários são igualmente mínimas. Mais perigoso que os concorrentes é o abatimento moral. Este gera desânimo, descrença e até pode provocar derrotas antecipadas. O Ceará tem de fugir dessa prostração, que a nada conduz. Ir à luta é a missão.
Estudo comparativo
Numa análise comparativa sobre o comportamento dos 20 times da Série A no período entre o fim do primeiro turno e a 12ª rodada do returno (total de 31 rodadas), vejam como se comportaram Fluminense e Cruzeiro, dois dos adversários do Ceará. O Flu foi quem mais ganhou pontos no returno (25). Subiu do 11º para o 5º lugar. Depois, Vasco e Grêmio (22) e Figueirense e Inter (21, cada). O contrário aconteceu com Ceará e Cruzeiro, os que menos ganharam pontos no returno (apenas sete). O Ceará está no 17º (zona) e o Cruzeiro só escapa da zona pelos pontos que ganhou no primeiro turno. O Cruzeiro caiu do 7º lugar para o 15º. Flu e Cruzeiro enfrentarão o Ceará. (Dados de Airton Fontenele).
Últimas batalhas
O presidente Evandro Leitão revelou faceta que admirei. No domingo, já às 23h10, horário de verão em Curitiba, poucas horas depois de o Ceará entrar na zona de rebaixamento, deu entrevista ao vivo ao Debate Bola (TV Diário). Diferente dos que se escondem na hora da derrota, Evandro mostrou-se inteiro, sereno, pronto para tomar decisões e enfrentar as últimas sete batalhas. Afirmou que o grupo está unido, ao contrário do que muitos possam pensar.
A força da simpatia
O apresentador Sebastião Belmino cada vez mais conquista corações. Na viagem que fiz a São Benedito e Ubajara constatei duas coisas: a notável audiência da TV Diário e a preferência pelo Belmino. Onde estive (Canindé, Santa Quitéria, São Benedito e Ubajara) a pergunta de todos foi sempre sobre o Velho Bel e uma possível visita sua à região. Ser ídolo é isso.
Recordando
1958. Ceará bicampeão cearense. A partir da esquerda (em pé): Dasmasceno, William Pontes, Cláudio, Benício, Alexandre Harry Carey e Ivan Roriz (carinhosamente chamado de Ivan Boião). Na mesma ordem (agachados): Neném, Alencar, Zezinho Ibiapina, Ananias e Guilherme. Na festa de 70 anos do PV, tive a alegria de rever o grande Alexandre Nepomuceno, zagueiro notável. (Do álbum de Elcias Ferreira).
A volta de Dimas
A diretoria alvinegra acabou agradando a grande parte da torcida ao reconduzir Dimas Filgueiras ao comando do time na reta final do Brasileiro. Na última edição do Debate Bola, fiz uma enquete com os telespectadores, perguntando quem seria o homem ideal para assumir a direção técnica. O Soldado venceu de forma avassaladora. Em segundo, mas bem de longe, ficou Lula Pereira. PC Gusmão também foi lembrado, mas sem
Notas & Notas
Confraria. Pela décima vez consecutiva, a festa dos ex-alunos do Colégio Santo Inácio reunirá a turma para matar saudades. Será no dia 5 de novembro próximo, às 13 horas, no Club Retrô, Rua 8 de Setembro, na Varjota. Informações com Pyrolho (8816.9356) ou Belo (9939.8820). /// A situação está tão indefinida na atual Série A nacional que, em duas rodadas, o quarto colocado poderá chegar à liderança. Embolou mesmo.