Matéria-1056209

Legenda:
Foto:
Esperança continua

Num balanço do ano, o Ceará leva vantagem sobre o Flamengo. Na Copa do Brasil, vitória do Ceará no Engenhão (1 x 2) e empate no PV (2 x 2). No Campeonato Brasileiro, novo empate (1 x 1), desta feita em Macaé. Aliás, nesta partida os cariocas tentaram justificar o tropeço em casa, alegando a ausência das estrelas Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Mas na vitória do Ceará no Engenhão (1 x 2) as estrelas Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves atuaram. E mais: no empate no PV (2 x 2), Ronaldo e Thiago Neves também jogaram. Sem desculpas, pois. Mas os caminhos dos dois times seguiram bem diferentes. O Flamengo cresceu, já é quinto e está na briga pelo título. O Ceará caiu de produção. É o 15º e está assustando porque vê aproximar-se a zona de rebaixamento. Mas continua a esperança de um novo resultado bom hoje diante do Flamengo.

Noite de herói

Um dos melhores momentos do atacante Washington no Ceará foi exatamente no empate (2 x 2) diante do Flamengo, quando ele marcou dois gols. Aliás, dois gols muito especiais pela forma como aconteceram. O Flamengo vencia por 2 a 0. O Ceará precisava do empate para eliminar o Flamengo. Em sete minutos (35 e 42 do primeiro tempo, Washington empatou com dois gols de cabeça. Mudou a história do jogo. O Ceará segurou o empate, sendo Washington o herói do jogo.

Quase o mesmo

Em Macaé atuaram pelo Ceará: Diego, Boiadeiro, Fabrício, Sacoman e Vicente; Michel, Heleno, João Marcos e Thiago Humberto; Washington e Osvaldo. Depois entraram Felipe Azevedo, Enrico e Nicácio. No empate (2 x 2), no PV, atuaram Fernando Henrique; Boiadeiro (Diego Macedo), Fabrício, Erivélton e Vicente (Osvaldo); Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Eusébio) e Geraldo; Iarley e Washington. Do grupo, não mais estão aqui Geraldo e Iarley. Aliás, até hoje o Ceará busca um substituto para Geraldo. Entendo que o time perdeu muito da união e liderança depois que Geraldo saiu. Hoje, exceto Sacoman e Erivelton (contundidos), todos os demais estão à disposição de Estevam Soares.

Eterno ídolo, Gildo, no Memofut

Hoje, às 9 hs da manhã, o depoimento de Gildo Fernandes de Oliveira ao Memofut, que preserva a memória do futebol. Gildo, eterno ídolo do Ceará, será entrevistado no CPQT (Rua Padre Francisco Pinto, 114), perto do PV. No instante em que Gildo deixou a marca seus pés na calçada da fama no PV, ele foi fotografado ao lado da prefeita Luizianne Linz.

Força rubro-negra

Indiscutível a qualidade do futebol do Flamengo, que vem sendo ajustado principalmente nesta fase do campeonato. Não é fácil segurar um time que tem Leonardo Moura, Renato Abreu, Willians, Thiago Neves, Bottinelli e Ronaldinho.

Acho até que as condições no momento são bem favoráveis ao Rubro-Negro carioca, já pela intranquilidade do Ceará.

Mas, apesar de tudo, no retrospecto do ano a vantagem ainda é do Ceará.

Notas & notas

O Vasco, que já foi líder da Série A, tem perdido pontos incríveis. A saída do técnico Ricardo Gomes, por problema de saúde, abalou o grupo. Mas isso não pode ser desculpa eterna. /// Hoje, exatamente a metade do mês de outubro, dos times da elite cearense apenas o Ceará continua em atividade. Assim fica difícil. Que empresa suportaria fechar as portas por vários meses, sem comprometer sua saúde financeira?

Recordando

Década de 1940. Estádio Presidente Vargas. O Flamengo do Rio fez aqui uma temporada de vários jogos. Esta foto, batida quando de Fortaleza x Flamengo, foi publicada anteontem, mas apenas com a identificação do goleiro tricolor, Juju. Hoje, eu a publico novamente, mas com todos identificados. No lance, Stênio, do Fortaleza, e Durval, do Flamengo. (Colaboração de Jurandy Neves e Airton Fontenele).