Matéria-1054353

Legenda: Jorge Mota é o novo diretor de futebol do Fortaleza
Foto:
A confiança do presidente

Evandro Leitão esteve no Debate Bola (TV Diário). Demonstrou confiança no grupo e afirmou que o Ceará permanecerá na elite. Ganhar pontos em casa será primordial. Pela ordem vêm jogar no PV: Flamengo, Fluminense, Santos, Corinthians e Cruzeiro. Três na briga pelo título (Corinthians, Flamengo e Fluminense) e um tentando não cair na zona maldita (Cruzeiro). Em 2010, o último classificado (Atlético/GO) fez 42 pontos. Em 2009, o Fluminense escapou do rebaixamento com 46 pontos. Em 2008, o Náutico se garantiu com 44 pontos. É nessa faixa de pontuação, de acordo com as variações, que o Ceará terá de se estabelecer, se não quiser correr riscos. Portanto, ganhar no PV passa a ser quase obrigação. Concordo com Evandro: o Ceará tem condições de permanecer na Série A, desde que não vacile como vacilou domingo passado.

Diretor Série A

Jorge Mota é o novo diretor de futebol do Fortaleza. Ótima escolha feita pelo presidente Osmar Baquit. Jorge tem cinco anos de experiência no comando tricolor, quando cumpriu mandatos como presidente. Foi ele que levou o Fortaleza à Série A em 2002. Ali viveu o auge, na elite. Por isso o chamo de diretor Série A, pois conhece os caminhos da ascensão. Com Jorge o Fortaleza terá todas as condições de subir para a Série B. E, num projeto maior, buscar a Série A.

Critérios rígidos

Numa conversa franca, Jorge Mota fez questão de frisar que terá toda prudência necessária para evitar precipitações. Examinará com critério todos os nomes. A montagem da comissão técnica será igualmente processada mediante rigorosa avaliação. Deixou claro que a prata de casa terá vez, até porque em 2002, quando fez o time subir para a Série A, o grupo era composto por maioria cearense. Uma declaração que chamou a atenção de todos: "Se der para ganhar o Campeonato Cearense, ótimo. Mas a prioridade em 2012 será fazer subir o Fortaleza para a Série B". Jorge quer acabar com as chacotas que aborrecem a torcida tricolor. Eu notei muita segurança em tudo o que ele falou.

O legado de Mário Degésio

Luto no futebol cearense com a morte de Mário Degésio Cavalcante. Foi diretor do Gentilândia e do Ceará. Presidiu a FCF, antes de Mauro Carmélio. Mário foi o mais longevo dirigente que conheci. Papo agradável. Ele era uma história viva do nosso futebol. Sabia muito dos bastidores. Como legado, o espírito de dedicação, o diálogo, o amor pelo futebol. Saudade.

Copa Fares Lopes

Impressionante a reação do Guarani de Juazeiro do Norte. Tido como eliminado após perder no Romeirão para o Guarany de Sobral, deu a volta por cima e desclassificou o time dos Torquato em Sobral. Ei-lo na luta contra o favorito Horizonte. O técnico do Horizonte, Roberto Carlos, já se previne contra possível surpresa em casa, no Domingão. E não é para menos. O Guarani faz coisas inacreditáveis. Não por acaso é vice-campeão cearense.

Selecionadas

Hoje, em Torreón, amistoso México x Brasil. De 1950 a 2007, 34 jogos entre as seleções principais (19 vitórias do Brasil, 9 vitórias do México e 6 empates). Nos dez últimos jogos, seis vitórias dos mexicanos e apenas duas dos brasileiros. Em disputa de Copa do Mundo, três vitórias do Brasil (4 x 0 em 1950 no Rio de Janeiro; 5 x 0 em 1954 na Suíça; 2 x 0 em 1962 no Chile). Ranking atual da Fifa: Brasil (7º); México (20º). Dados de Airton Fontenele.

Recordando

1948. Seleção Cearense x Seleção Maranhense pelo Campeonato Brasileiro de Seleções. O goleiro cearense Juju faz a defesa, observado pelos zagueiros Pedro Matos e Nozinho. À distância aparecem Mercy e Vianinha. O Campeonato Brasileiro de Seleções fazia sucesso, mormente porque na época não havia a Taça Brasil nem o Campeonato Brasileiro no modelo de hoje. (Colaboração de Jurandy Neves).