Matéria-1051178

Legenda: Repetição
Foto:
Os árbitros "Fifa"

A impressão passada por um árbitro Fifa é a de que está num patamar superior, quase imune a erros. Mas não é assim. Se até o famoso Carlos Eugênio Simon, aqui no Castelão, já deu mancada imperdoável, calculem um aspirante Fifa. Aspirante é o que pretende chegar lá. Mas que critérios são adotados para a escolha dos "aspirantes"? Não tenham dúvidas de que a influência política nas engrenagens CBF e afiliadas tem peso significativo. Se valesse apenas o critério técnico, a margem de erro seria menor. Como Chicão (Francisco Carlos Nascimento, de Alagoas), árbitro ruim todo, chegou a aspirante Fifa? Não sei. Ele, não de hoje, vem cometendo erros graves. Enquanto houver politicagem nas indicações, existirá o risco de aspirantes incompetentes. Esse tal de Chicão, que complicou a vida do Ceará, é puro reflexo de arranjos assim.

Repetição

Horizonte tem tudo para repetir o feito do ano passado, quando ganhou a Copa Fares Lopes. O município virou festa, inclusive na inesquecível partida diante do Flamengo com Ronaldinho Gaúcho e companhia. O técnico Roberto Carlos está mais maduro, principalmente pelo que aprendeu exatamente nesse tipo de disputa mata-mata. A vantagem obtida com a goleada sobre Maranguape é muito significativa. Só mesmo uma zebra descomunal tirará Horizonte da decisão.

Consequências

A mutilação provocada pelo excessivo número de cartões aplicados no Ceará certamente será sentida diante do Figueirense. O estrago é maior na medida em que obriga o técnico Estevam Soares a promover modificações que não faria, justo porque, com a repetição, pretendia alcançar a tão sonhada automação. De cara, ficou sem o cinturão de ferro. E mais: sem Roger que vinha buscando afirmação. O jogo com o Figueirense está no rol dos três pontos obrigatórios. O Ceará, com o time mutilado, terá sua tarefa dificultada, ainda que escale bons substitutos. Quebrado está o setor que tem sido fundamental no desempenho do grupo. Irreparável o prejuízo causado ao Ceará pelo árbitro alagoano.

Sobral de olho na Copa do Brasil

O técnico Teco-Teco colocou o Guarany de Sobral em vantagem para chegar à decisão da Copa Fares Lopes. Como ganhou do Guarani em Juazeiro, basta empatar no Junco. Mas Teco-Teco terá problemas: Panda, Ângelo e Niel estão suspensos. Em compensação Ricardo Baiano e Braga estarão de volta. Luís Torquato quer Sobral na Copa do Brasil 2012. Falta pouco.

Alô torcida coral!

Os torcedores do Ferroviário, Pedro Marcos e Zé Maria Silva, convocam os associados da AAFAC para a reunião em que serão analisadas as reformas do Estatuto Social do clube. A Assembleia Geral será no dia 20 de outubro, às 19 hs, na sede da CBTU. Também serão apreciadas parcerias com pessoas físicas e jurídicas (Padrinho Coral e Torcedor Construtor) na formação de valores e reformas na Vila Olímpica Elzir Cabral.

Notas & notas

Merece análise o embotamento que toma conta do Icasa quando enfrenta o ASA. O Verdão não ganha uma sequer, tanto em Alagoas como no Romeirão. Virou complexo de inferioridade. /// A 6ª etapa do CAKI - Campeonato Amador de Kart Indoor - será sábado próximo, às 17 hs, no Kartódromo Sprint Kart (em frente à rotatória do Centro Administrativo do Cambeba). O líder do certame é o piloto Victor Amador com 120 pontos.

Recordando

1962. A partir da esquerda: o ponta-direita Cleto, do Usina Ceará, e o ponta-esquerda Baíbe, do Fortaleza. Detalhes: Cleto (irmão do famoso Amilton Melo) jogou no Ceará, Usina e América.

Baíbe jogou no Ceará, América, Paysandu/PA, Fortaleza, Usina e Seleção Cearense. Hoje, Cleto mora em São Paulo. Baíbe, aposentado, mora no Jardim América em Fortaleza. (Colaboração de Jurandy Neves).