Matéria-1029076

Legenda: Cuidado, gente!
Foto:
No embalo de ótimos resultados

O futebol reserva especiais emoções para a torcida alvinegra. A goleada do Ceará sobre o Grêmio/RS (3 x 0) ergueu de vez o moral do grupo, até porque usou uma formação que não contou com Fernando Henrique, Vicente, Michel, Heleno e João Marcos. Isso prova a força do elenco, que é imprevisível mesmo. Para ser ter uma ideia, Edmilson e Thiago Humberto, tão elogiados após a vitória sobre o Grêmio, foram os mesmos que sofreram pesadas críticas quando afundaram com o Ceará na inesperada goleada (também 3 a 0) aplicada pelo Avaí em pleno PV. Coisas do futebol. Hoje, em Minas, outro capítulo da Série A. O Cruzeiro faz campanha parecida com a do Ceará. Diferença de um ponto só a favor dos cearenses. No embalo dos ótimos resultados, o Ceará quer ampliar diferença. E tem, sim, como alcançar seu desiderato.

Cuidado, gente!

Não gostei nada do clima de guerra criado em torno da arbitragem para Guarany x Fortaleza em Sobral. O jogo já seria tenso pela situação das duas equipes que sabem da importância da vitória, sob pena de terem comprometido o sonho de subir para a Série B. Por isso, o presidente Mauro Carmélio deve desdobrar as atenções no tocante a providências de segurança em todos os níveis. Bate-boca nas altas esferas geralmente tem reflexos no comportamento da galera.

Advertência

Agora, qual o melhor modelo do Ceará, o mais fechado com o trio de concreto ou o mais ofensivo com Eusébio, Edmilson e Thiago Humberto? Isso dependerá das circunstância de cada partida. Haverá instantes em que melhor será um sistema de marcação mais forte, pegada, e haverá momentos em que soltar-se mais será preciso. A goleada sobre o Grêmio (3 x 0) pode encobrir verdade que necessariamente tem de ser dita, até como advertência para os próximos jogos: na fase final, o Grêmio teve chances de empatar e até virar o jogo, antes de Nicácio marcar o terceiro gol. Marquinhos e Diego, que entraram pelo Grêmio no intervalo, tiveram livre movimentação. Ainda bem perderam as chances.

Responsabilidade superior

Camisa 10, ungida, geralmente se destina a quem é referência pela qualidade superior em campo. Imagem que invoca legendários como Pelé e Zico, que fizeram a magia desse número. Olha aí o Carlinhos Bala com a número 10, fato que amplia a sua responsabilidade no jogo de amanhã. Só seus gols e vitória justificarão o alto investimento feito na sua contratação.

Homens de decisão

Jogadores que poderão fazer a diferença em Sobral. Pelo Fortaleza: Esley, Zé Augusto (se em forma mesmo), João Victor e Carlinhos Bala. Pelo Guarany: Isac, Niel, Cleiton, Panda e Clodoaldo. Isso não quer dizer que outros não possam ser os senhores do espetáculo. Apenas o retrospecto há mostrado que alguns jogadores têm mais condição técnica e emocional para superar as pressões decorrentes de uma partida onde é proibido errar.

Selecionadas

Hoje, Brasil e Portugal decidem na Colômbia o Mundial Sub-20. Em 1991, Portugal ganhou o Mundial Sub-20 justo em cima do Brasil. Na formação portuguesa estavam Figo e Rui Costa, que brilharam no futebol europeu anos depois. Na formação do Brasil, estavam Paulo Nunes e Roberto Carlos, ala que ganharia o penta na Copa do Mundo do Japão 2002. Paulo Nunes foi vice-mundial de clubes pelo Grêmio em 1995. (Dados de Airton Fontenele).