Matéria-1028059

Legenda: Wellington Amorim
Foto:
Eusébio abriu a porteira

Um chute, um canhão. Autor do disparo: Eusébio. O gol. Ceará 1 a 0. Depois disso, o alvinegro, que já era melhor, assumiu de vez o controle do jogo com o Grêmio. Tiago Humberto, Rudney, Osvaldo e Eusébio superiores. Grêmio perdido. Nem Douglas, nem William nem Lúcio. O mais que fez: uma conclusão perigosa de Lúcio. E nada mais. Na fase final, o segundo golpe: no primeiro minuto, Nicácio fez Ceará 2 x 0. Filosofias definidas: o Grêmio subiu todo com a entrada de Marquinhos e Clementino. E criou embaraços, mas desperdiçou três claras chances com André Lima, Marquinhos e Diego. Grêmio cresceu, mas o Ceará matou o jogo no contra-ataque: Nicácio, 3 x 0. Aí ficou fácil administrar a vantagem. Méritos especiais para Eusébio, pelo brio, pela garra, pelo golaço. Foi ele quem abriu a porteira. E pouca gente lembrou: o Ceará ganhou sem o trio de ferro.

Explicações

Conversei com Luisinho Torquato. Ele disse que o Guarany quase sempre vence em Sobral. Mas fez questão de mostrar seu respeito pelo Fortaleza, tomando por base jogos anteriores, onde o tricolor promoveu reações inacreditáveis. Segundo Luizinho, o Guarany, quando já estava vencendo por 1 a 0 e teve um pênalti à sua disposição no PV, ficou como quem tem pequeno comércio e, de repente, ganha grande o prêmio na loteria. Aí, por falta de preparo ou conhecimento, fica sem saber o que fazer e termina se complicando. Resultado: acaba ficando sem o comércio e sem a grana. Na opinião de Luizinho, foi o que aconteceu: o Guarany perdeu o pênalti e o jogo.

Questionamento

O Fortaleza experimenta séria pressão, máxime agora quando vai para um jogo decisivo com o Guarany no Junco em Sobral. Está sendo questionada a presença de Wellington Amorim na linha de frente tricolor porquanto seu o seu desempenho está abaixo do esperado. Entendo que Wellington tem muito mais futebol a oferecer. Não sei a razão por que se mostra travado, sem o entusiasmo de outros tempos. Já passou a hora de o jogador dar uma resposta convincente.

Números

Hoje tem Copa Fares Lopes. Fortaleza enfrenta o Horizonte, embora a torcida tricolor esteja ligada mesmo no jogo de domingo em Sobral. /// Também nessa Copa acontecerá a estreia de Danilo Augusto pelo Ferroviário, mas só quarta-feira próxima no PV diante do Guarany de Sobral. Pedreira logo para começar. /// O Ferrão tem seis pontos, produto da desistência do Itapipoca. Em campo, o Ferroviário foi derrotado pelo Guarany no Junco (3 a 1).

Recordando

Década de 1990. Ato de apresentação do técnico do Ferroviário, César Morais. Foto batida no Estádio Elzir Cabral. Bem à esquerda, o repórter Amando Lima Júnior. César é o quinto, a partir da esquerda. Gostaria de identificar todo o grupo. César Morais, também chamado de Guri, disse uma frase que foi repetida durante anos: "Se seu time está na UTI, é só chamar o guri". (Colaboração de Elcias Ferreira).

Por falta de um grito...

O Ferroviário precisa mesmo de uma sacudida. Os desarranjos vêm se sucedendo a cada temporada na Barra. Danilo Augusto, novo técnico coral, conhece muito bem os percalços que terá. Mas foi contratado exatamente para superá-los. Danilo vem de belo trabalho no futebol paraibano. Pela atual situação coral, ele terá de adotar linha dura. Por falta de um grito...

Notas & notas

Celso Gavião convoca ex-jogadores para um recadastramento na AGAP. É que telefones e endereços dos ex-atletas estão desatualizados, dificultando os contatos. Um novo projeto de assistência e participação será executado. /// Luisinho Torquato disse que uma enorme coincidência o levou a contratar Isac. Ele encontrou o jogador numa viagem. Isaac vinha de Teresina. O acerto aconteceu ali mesmo. E Isaac começou logo fazendo gol.