Matéria-1023786

Legenda: Espírito de luta
Foto:
Incertezas que preocupam

O ceará, após a estabilidade de vitórias consecutivas, experimenta agora a incerteza de um porvir nada animador em razão das três seguidas derrotas. O maior problema do Ceará está na meia por onde Geraldo passou e não deixou sucessor. Depois dele, ninguém ali se firmou. O entra e sai fez com que vários jogadores fossem testados sem resposta à altura do que o técnico esperava. Sem ligação eficiente, os jogadores da frente padecem a falta de gols. Pior é que as alternativas também não estão funcionando. Amanhã, o Ceará estreia na Copa Sul-Americana. Enfrentará o São Paulo, que vem sem Lucas, mas Dagoberto e Cícero estarão presentes. Um novo momento para avaliação. Hora de saber se os pequenos avanços mostrados no Pacaembu finalmente serão traduzidos em gols. Se assim não for, Deus meu...

Espírito de luta

O meia Esley vem atuando bem no Fortaleza. Assumiu o espírito tricolor, empregando-se com raça, disposição. Além disso, há buscado finalizações sempre que as condições favorecem. O golaço que marcou no Guarany de Sobral foi o princípio da reação e da virada. Mas vale uma advertência: cuidado para não ultrapassar os limites nas disputas diretas. A violência com que entrou contra Vanderley no jogo diante do América poderia ter resultado na sua expulsão.

Segundo momento

A fase mais difícil o Fortaleza superou. Agora o objetivo tricolor, o de classificar-se para a etapa seguinte da Série C, está ao alcance. Mas não há margem para vacilos. No Campinense, próximo adversário, estão Gilberto Matuto, Luciano Totó e Charles Chad, bem conhecidos do futebol cearense. A campanha do Campinense é semelhante à do Fortaleza. A única diferença está no número de gols marcados, que favorece ao Leão. Jogo de definição. Quem perder ficará numa situação muito ruim. Mais uma vez, assume aspecto de decisão essa partida tricolor. Mas quero crer que a vitória sobre o Guarany/S aliviou as tensões e permitirá ao Fortaleza mais tranquilidade para trabalhar sem pressão.

A volta do maestro

O Icasa tem tudo para deixar a zona de rebaixamento. Há conseguido ótimos resultados fora de casa e, se assim continuar, são boas as perspectivas para os próximos jogos, máxime quando o time do presidente Zacarias Silva (foto) puder dispor do talento do meia Júnior Xuxa, o mastro das exibições que garantiram o Verdão na Série B. A reação tem de ser já.

Notas & notas

Chega hoje a Fortaleza José Renato Sátiro, fundador do Memofut/São Paulo. Participará do encontro com integrantes do Memofut/CE, traçando novas metas para a preservação da memória do futebol nacional e cearense. /// Jaguaretama bem poderia homenagear Ana Cláudia Lemos Silva, nova rainha da Velocidade no Brasil. Ana ganhou os 100 m, 200 m e 4x00 m no Troféu Brasil. E confirmou índice para o Mundial. Ela nasceu em Jaguaretama.

Treinamento

"Alonga, aquece, corre, empurra, puxa, levanta peso, senta e levanta, abaixa, avança, sobe e desce, agacha, segura o peso do corpo contraindo o abdome! Acabou? Não!! Agora, passa de um cone para o outro, volta correndo, segura firme uma corda e pedala vigorosamente. Essa aula é o máximo"! Nathália Lobo e Emauelle Lobo contam no blog Belas no Esporte os elevados benefícios para a saúde decorrentes do "Treinamento Funcional". Confira.

Recordando

Hoje, o alagoano Zagallo completa 80 anos. Único no mundo a conquistar dois títulos mundiais como jogador (1958/1962) e um como técnico (1970), além de campeão do mundo como coordenador técnico em 1994, tudo pela Seleção Brasileira. Como jogador, atuou 34 vezes pela seleção principal do Brasil e marcou cinco gols. Um patrimônio do futebol nacional. (Dados de Airton Fontenele).