Matéria-1016666

Legenda: Arthur Bernardes
Foto:
O melhor momento

O Ceará vive o melhor momento do técnico Vágner Mancini, desde este aqui chegou. Ele experimentou incertezas na remontagem do grupo, quando cuidou de traçar novo perfil na forma de atuar do Vozão. Alguns momentos delicados: a retirada do zagueiro Erivelton e do meia Geraldo do time titular e as observações com Eusébio na meia. Esses fatos lhe custaram enorme desgaste só neutralizado pelos resultados posteriores. O acerto da alterações feitas no empate com o Flamengo em Macaé, máxime na utilização de Felipe Azevedo, permitiu a Mancini chegar bem próximo do ajuste ideal. Mas, no futebol como na vida, nada é definitivo. Geraldo só não mais terá vez porque foi embora. Mas certamente Erivelton e Eusébio, em momentos circunstanciais, poderão ser utilizados. Usando o linguajar político, o futebol também é dinâmico.

O recado

O técnico Arthur Bernardes, do Fortaleza, esteve no Debate Bola (TV Diário). Fez colocações positivas, sensatas. Reconhece que lutará contra o tempo. Será rápido nas avaliações, embora saiba que a pressa às vezes leva a equívocos. Ele disse que aceita as críticas construtivas, mas exige respeito humano porque ele também sabe respeitar. Na sua percepção primeira, não vê grande diferença de potencial entre os clubes participantes. Por isso aposta na reação tricolor.

Lágrimas passadas

O ex-técnico Ferdinando Teixeira chorou ao despedir-se do grupo após a derrota do Fortaleza para o América. A cena aconteceu no vestiário. Em nome dos jogadores, falou Esley que, emocionado, também chorou. Esley disse que foi feito o que estava ao alcance do grupo, mas há dias em que nada dá certo. Esse episódio faz parte do passado. No lugar das lágrimas, vem agora outra postura. É natural que o ambiente interno no Fortaleza seja de ceticismo, mas de forma passageira. Uma das tarefas da diretoria e do novo comando técnico é incutir no grupo a convicção de que o time tem condições de dar a volta por cima, até porque a superioridade dos adversários é apenas relativa e não definitiva.

Sucesso na Copa América

A equipe do Sistema Verdes Mares deu show de cobertura na Copa América. Foto batida em Buenos Aires, quando da visita do diretor de telejornalismo da TV Diário, Roberto Moreira. A partir da esquerda: Ricardo Mota, Altenir (Mossoró), Paulo César Norões e Roberto Moreira. Também integraram a equipe Kaio Cézar e Antero Neto. O grupo retornou ontem.

Notas & notas

A bela estreia do Guarani/J na Série D animou. O time de Juazeiro não se intimidou com a superlotação do "Arruda" e arrancou um empate diante do Santa Cruz em Recife. Gostei. /// Apenas três jogadores chamados pela primeira vez por Mano Menezes: Dedé (zagueiro do Vasco), Ralf (volante do Corinthians) e Luiz Gustavo (meia do Bayern de Munique). Segundo dados de Airton Fontenele ficaram 17 remanescentes da Copa América.

Pesquisa

O blog "Belas no Esporte", do Diário do Nordeste, está com oportuna pesquisa. Quer saber a opinião do leitor sobre o motivo da fraca campanha do Tricolor do Pici na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. A quem desejar arriscar uma resposta, é só acessar o Blog. /// Terminados os Jogos Mundiais Militares. O Brasil obteve o primeiro lugar no quadro geral de medalhas: Brasil, 45 ouro; 33 prata; 35 bronze. 2º) China; 3º) Itália.

Recordando

Estádio Presidente Vargas, 1941, ano de sua inauguração. Jogo amistoso Penarol 7 x 1 Fast (de Manaus). Exato instante em que o atacante Coronel, do Penarol, marcava o gol, de cabeça. Também no lance os jogadores Chaguinha (ao centro) e Zé Cândido ( à esquerda), que esperavam os desfecho da jogada, na expectativa de conclusão. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).