Bobas presunções
A posição assumida por dois jogadores do Flamengo, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, que desconsideraram o Ceará, bem demonstra que bobinhos são alguns atletas, quer diante do futebol, quer diante da vida. Julgam-se superiores, plenos de orgulho, de vaidade. Nada não. Calculem se eles tivessem conseguido vencer o Ceará nos dois confrontos que tiveram na Copa do Brasil... Hoje, o desafio do Ceará é mais difícil. Motivo simples: o Flamengo agora sabe quem terá pela frente. Diferente de Thiago e Ronaldinho, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez questão de afirmar que espera dificuldades, tomando por base as situações que antes enfrentou. Ainda bem que o pensamento dos dois bobinhos não é compartilhado por seus companheiros de clube, que expressaram respeito para com o alvinegro cearense.
O retorno
Vicente tem sido fundamental no apoio do Ceará nas subidas pela esquerda. Nos jogos com o Flamengo, há necessidade de muita atenção nesse setor. O Flamengo tem Léo Moura que transita muito bem, ora aberto, ora na diagonal. Lembro que até mesmo o substituto de Léo, o Galhardo, desenvolveu bom futebol quando enfrentou o Ceará no Engenhão. Toda atenção deve ser desenvolvida para evitar as perigosas penetrações do Mengo. O retorno de Vicente acontece em boa hora.
Posições intocáveis
O Flamengo, comparado com o padrão que aqui apresentou, melhorou muito. Ganhou conjunto e velocidade. Apesar da declaração bobinha de Thiago Neves, há que se reconhecer: sua ausência reduz a criatividade na meia-cancha. Mas o Ceará também vem apresentado progressos, talvez não na mesma dimensão do adversário, mas capaz de exigir dos cariocas maior atenção. O torcedor alvinegro já sabe de cor as posições quase intocáveis e os pontos ainda variáveis, onde Mancini mantém observações em busca de aprimoramento. A parte definida tem Boiadeiro, Fabrício, Sacoman, Vicente, Heleno, Michel, João Marcos e Thiago Humberto. Apenas duas posições estão a exigir maior cuidado.
Vitória na despedida
O técnico Ferdinando Teixeira aposenta-se hoje. As controvérsias sobre sua saída do Fortaleza ficam para trás. Ele deixa a marca de grandes conquistas no Leão. Uma das maiores: em 2000 a quebra do jejum de sete anos sem título estadual. Outra: o timaço que produziu um dos mais perfeitos 3-5-2 do futebol cearense. Bem que ele merece uma vitória na despedida.
O treinador
O Fortaleza tem novo treinador: Arthur Bernardes. Seja bem-vindo. Passou por muitos clubes no Brasil e no exterior. O Leão saiu do círculo vicioso de trazer os mesmos nomes conhecidos que tantas e repetidas vezes por aqui passaram. Confesso que não acompanho de perto o trabalho do novo treinador. Só agora busquei referências, que por sinal foram boas. Agora é torcer para que dê certo.
Notas & notas
Amanhã, a partir das 8h, no Campo do São Paulo, termina a Copinha da Vila (projeto Escolinhas da Vila Manoel Sátiro), comandado por Paiva Filho. O campeão recebe o troféu Vanderley Coelho Viana. /// Uruguai (14 títulos) e Paraguai (dois) decidem pela 1ª vez a Copa América. Enfrentaram-se 24 vezes (13 vitórias do Uruguai, seis do Paraguai e cinco empates). Dados de Airton Fontenele.