Matéria-1010103

Legenda: O presidente do Ferroviário Luiz Neto
Foto:
Flexibilização do treinador

O homem sensato reconhece equívocos. E recua nas convicções, rendendo-se humildemente às evidências. O técnico do Ceará, Vágner Mancini, demorou nas avaliações e na aceitação de que o melhor do Ceará era a barra de concreto (Michel, Heleno e João Marcos). Não sei a razão por que Mancini logo não ouviu a voz unânime das arquibancadas e da mídia. Ainda bem não se fechou no vaidoso sentimento de dono da verdade. E passou, com espírito desarmado, a ouvir as críticas construtivas, que ajudam, que dão sugestões e apontam caminhos. Agora a luta de Vagner Mancini é acertar a meia-cancha e o ataque. Cada um a seu tempo ou de forma concomitante? Resposta simples: se ajustar a meia-cancha, o ajuste do ataque virá por acréscimo. Mas Mancini precisa ainda rever conceitos quanto à utilização de Geraldo nas substituições.

Selecionadas

Hoje, em Córdoba, Brasil x Equador. Se houver empate, o Brasil ficará complicado, com apenas três pontos, mormente se o Paraguai derrotar a Venezuela. De 1942 a 2009, houve 27 jogos entre as seleções principais (22 vitórias do Brasil, duas vitórias do Equador e três empates). Um dos empates foi no último jogo em Quito, pelas Eliminatórias (1 x 1) em 2009. Pela Copa América (12 jogos, 11 vitórias do Brasil e um empate). Dados de Airton Fontenele.

A luta continua

O Ferroviário está há três meses sem jogos oficiais. Isso tem dificultado a adesão de patrocinadores. O presidente Luiz Neto tem tido o apoio de grupo restrito e da Associação dos Amigos do Ferroviário, que também tem suas limitações. A solução emergencial para estrear na Copa Fares Lopes será juntar os jogadores do sub-20 com os seis profissionais contratados. Esses, embora sabendo das dificuldades financeiras do clube, resolveram encarar o desafio.

Adversário do Leão

O CRB, primeiro obstáculo do Fortaleza n Série C nacional, preparou-se de forma discreta para estrear sábado próximo, no Rei Pelé. A base é formada por Cristiano, Pio, Rodrigão, Filipe e Amarildo; David, Roberto Lopes, Geovane e Sidnei; Ewerton e Marinho. Técnico: Flávio Lopes. Fazem parte do elenco Anderson, Maisena, Ednei, Thiago, Edson, Daniel, Bruno Moreno, Johnnattan, Sidnei, Bilu, Amilton, Cadu e Luís André. Os treinos do CRB estão sendo realizados com portões fechados, visando a evitar espiões. O acesso da imprensa e do público somente é permitido depois de 17 horas. É o que venho dizendo: verdadeiramente os times só serão conhecidos quando a bola rolar para valer.

Recordando

Final da década de 1970. Time da Rádio Verdes Mares. Identifiquei apenas alguns componentes. A partir da esquerda (em pé): João de Deus, Sebastião Queiroz, ? , ? , Sousa Filho, Armando Freire, o locutor Bezerrão e Alaor. Entre o agachados, Manoel é o primeiro à direita. Hoje, faz nove anos da morte do saudoso Sebastião Queiroz que foi também presidente do Sindicato dos Radialistas.

A volta de outro Paredão

Diego teve momentos muito bons no gol do Ceará até se afastar por motivo de contusão. Com a chegada de Fernando Henrique em excelente forma, Diego teve de contentar-se com a expectativa de oportuno retorno. Aconteceu. Entrou, fez milagres e mostrou que o Ceará não tem apenas um paredão. A rigor, tem três, contando com Adilson, claro.