Matéria-1008382

Legenda: Horizonte
Foto:
Em busca da automação

A expectativa em torno do Ceará diz respeito à produção que a equipe apresentará amanhã diante do Figueirense em Santa Catarina. O Ceará virou uma gangorra, ora sobe, ora desce. Isso tem tornado impossível prever o que pode aprontar o time de Porangabuçu. O Ceará precisa não apenas engrenar seguidas vitórias consecutivas, mas também vitórias convincentes. Aí, sim, ganhará a definitiva confiança da torcida, da crônica e do próprio treinador. O goleada recente no Atlético/GO) animou. Resta saber se o padrão será mantido e repetido. Pelo que o time mostrou na quarta-feira, não há razões para significativas mudanças. Justificável a volta de Washington, apesar de Marcelo Nicácio ter feito as pazes com o gol. No mais, é buscar a automação. Mas esta somente será alcançada mediante exaustiva repetição.

Horizonte

O Fortaleza fecha amanhã a etapa de amistosos. Já no sábado, dia 16, estreará em Maceió. Os resultados dos exercícios com Trairiense, Maranguape e Horizonte (amanhã) deverão ser analisados como um todo, não com o rigor de um time formado, mas em formação. Os treinamentos indicam caminhos, mas nem de longe têm o significado da conduta num jogo oficial. O verdadeiro Fortaleza só será conhecido sábado próximo. Ferdinando sabe muito bem disso.

O adversário

O FIGUEIRENSE obteve alguns bons resultados: ganhou do Cruzeiro na estreia, empatou com o Vasco no Rio e ganhou do Santos em Florianópolis (o Peixe estava com time mesclado). Em compensação, foi goleado pelo Internacional (4 x 1) e pelo Coritiba (3 x 0) no jogo passado. Isso deixou a perigo o técnico Jorginho. Acompanhei essa derrota do Figueirense, que esteve mal. Em nada agradou a formação com Wílson, Bruno Vieira, João Paulo Goiano, Roger Carvalho e Juninho; Ygor (Wellington), Túlio, Maicon e Rhayner (Coutinho). Mas isso não basta como avaliação, pois o Ceará também perdeu para o Coritiba (3 x 1) e teve comportamento igualmente apático. Cada jogo, uma história.

Antiga rivalidade

Cearenses e pernambucanos sempre tiveram rivalidade à parte no Nordeste. Hoje, o Icasa está na vez: recebe o Náutico no Romeirão. O Icasa, que vinha de tropeços, conquistou ânimo novo após ganhar do Vila Nova em pleno Serra Dourada. Aliás, nesta parte, tem destaque o goleiro Marcelo Pitol que, na opinião do Sebastião Belmino, é um dos melhores da "B".

Estreia

O técnico Márcio Bittencourt estreia hoje no Icasa. Ele não foi feliz no Fortaleza. Mas foi importante ao Corinthians que comandou em boa parte da campanha do título brasileiro de 2005. Márcio treinou também Brasiliense, América/SP, Juventus, Noroeste, Ipatinga, Santa Cruz, Náutico, Ponte Preta, Monte Azul e Volta Redonda. Como jogador, foi campeão brasileiro e paulista pelo Corinthians e campeão da Copa do Brasil pelo Inter. Boa sorte, Márcio.

Selecionadas

Nas decisões da Copa América em que Brasil e Paraguai chegaram juntos à final, tivemos os seguintes resultados: 1922, no Rio, Brasil 3 x 0; em 1949, também no Rio, Brasil 7 x 0; em 1953, em Lima, no Peru, Brasil 3 x 2.

////// Uma das derrotas do Brasil para o Paraguai (0 x 1) foi no Castelão (21.08.2002), quando do retorno do Brasil após a conquista do penta. Nesse jogo, atuou Edmilson, hoje no Ceará. (Dados de Airton Fontenele).