Matéria-1007973

Legenda: Mancini
Foto:
Positivos sinais de avanço

Agradável ver o Ceará outra vez com boa produção. Um baile diante do Atlético e sinais de que poderá dar continuidade ao padrão. O que vem tirando o sossego da torcida é a oscilação. Jogou bem diante do São Paulo e do Palmeiras. Sumiu diante do Atlético/GO e do Coritiba. A postura assumida na goleada sobre o Atlético/MG é a ideal, máxime quando atuar no PV. Lá fora, até poderá ser mais contido, dependendo das circunstâncias e do adversário. Mas se for possível também lá fora preservar o nível mostrado no jogo passado, os resultados positivos virão por acréscimo. Os próximos jogos, contra times considerados da faixa intermediária (Figueirense e América/MG), serão de grande importância para comprovar a consolidação da postura que deu certo. Mas será frustrante se o time voltar a jogar mal.

Fôlego

O técnico Mancini ganhou condições mais tranquilas para seguir seu trabalho. A vitória sobre o Atlético/MG, tal como aconteceu, revelou progressos na direção do objetivo que ele quer alcançar. Não foi apenas o placar elástico (3 x 0) que contribuiu para melhorar o ambiente em Porangabuçu, mas também o volume de jogo apresentado. Observem que mais uma vez até os alas tiveram participação num dos gols: Vicente cruzou e Boiadeiro concluiu com precisão. É por aí.

Calma, moçada

Os mais apressados estão querendo que o Fortaleza aplique goleada nestes jogos preparatórios. Não é assim. O nome diz tudo: preparação. O técnico Ferdinando Teixeira está na fase de observações finais. No próximo jogo já promete a formação que lançará na estreia diante do CRB. Por enquanto, muitas mudanças. No jogo com o Maranguape foram seis. Quero acreditar que a partir de agora a fixação dos jogadores titulares virá naturalmente como consequência das conclusões do treinador. Os adversários do Leão também atravessam fase semelhante. É difícil uma equipe começar 100% no ponto uma competição. Os ajustes também levam em conta as circunstâncias e características dos adversários.

Potencial na ala esquerda

Costumo dizer que jogador se escala. Na medida em que prova a qualidade de seu futebol, o atleta praticamente obriga o técnico a inseri-lo no time principal. Guto é um desses exemplos. Mesmo antes do início dos trabalhos em Beberibe, a torcida e a crônica tinham certeza de que a posição de ala pelo lado esquerdo seria dele. E, pelo visto, será assim mesmo.

Notas & notas

Privei da amizade do ex-árbitro de futebol, saudoso Gilberto Ferreira. Hoje tenho a alegria de registrar aqui o casamento no neto dele, Felipe Ferreira Lima Brasil, com a bonita Ívina Rocha Brito. A cerimônia religiosa será às 19h30, na Igreja da Paz. Felicidades mil. /// Saudação especial ao querido Júlio Sales, notável narrador esportivo, que hoje aniversaria. Julinho é exemplo de profissional que pontifica pela beleza da voz e precisão nos lances.

Selecionadas

De 1921 a 2009, as seleções principais do Brasil e do Paraguai enfrentaram-se 74 vezes (46 vitórias do Brasil, 11 vitórias do Paraguai e 17 empates). Pela Copa América, de 1921 a 2004, vantagem brasileira (27 jogos, 13 vitórias do Brasil, sete derrotas e sete empates). No último confronto entre ambos numa Copa América, o Paraguai venceu por 2 x 1. Foi na Copa América de 2004, no Peru, na qual o Brasil foi campeão. (Dados de Airton Fontenele).

Recordando

1973. Casamento de Abigail com o ex-jogador cearense Cleto, que brilhou no Ceará e no Usina na década de 1960. À esquerda dos noivos, o padrinho Baíbe, ex-ponta-esquerda que se destacou no América, Ceará e Seleção Cearense. O casamento foi realizado na cidade de São Sebastião/SP, onde Cleto, irmão do saudoso ídolo Amilton Melo, foi vereador. (Colaboração de Jurandy Neves).