Matéria-1004769

Legenda: Ricardo Baiano
Foto:
Desarrumou outra vez

O Coritiba foi senhor do jogo. Estabeleceu-se logo no primeiro tempo e, em nenhum momento, permitiu ao Ceará a possibilidade de virada. Desde o início, Everton, Léo Gago e Marco Aurélio assumiram o controle. O Ceará, atônito, perdeu-se na marcação. Rudnei, diferente de João Marcos, atua mais na frente. Alvinegro desarrumou outra vez. O gol de Leonardo (1 x 0) foi consequência disso. Os generosos espaços foram bem aproveitados pelo Coritiba que fez 2 x 0 com Everton Costa. Na fase final, Léo Gago logo ampliou (3 x 0). Apesar da resposta imediata de Washington (3 x 1), a reação alvinegra não passou de arremedo, mesmo com as entradas de Felipe, Iarley e Diguinho. O Coritiba fechou a guarda, jogou nos contra-ataques e até poderia ter ampliado. Ao técnico Mancini cabe repensar o modelo quando não puder contar com o trio de ferro.

Força sobralense

O volante Ricardo Baiano sempre se deu bem no Guarany de Sobral. Há jogadores que se identificam com determinadas equipes. É o caso de Ricardo com o Bugre sobralense. Em 2010, quando esteve no Fortaleza, Ricardo não produziu bem. Não sei porque razão não brilhou no Pici. De volta ao Guarani, a expectativa é de que retome seu eficiente futebol. A "Força Sobralense" contará com dois jogadores agudos na linha de frente: Niel e Danilo Pitbull.

Tempo de espera

Observo certa inquietação a respeito de como Ferdinando Teixeira montará, enfim, o time tricolor para a estreia. Ora, amigos, da noite para o dia não se organiza uma equipe. A exaustiva análise feita pelo treinador decorre da necessidade de avaliar situações diversificadas, adaptações a modelos táticos e exame de alternativas. A definição acontece de forma gradual. Na verdade, até o dia da estreia contra o CRB (17 de julho em Maceió), não será possível a formação de um juízo aprofundado antes da disputa oficial, quando o time revela-se como um todo, com suas virtudes e carências. Acho importante também não perder de vista o que estão fazendo os concorrentes em termos de preparação.

Triathlon cearense na Suíça

A ZonaAlvo, equipe cearense que tem o patrocínio da Indaiá, participará do Ironman de Zurich no próximo dia 10 de julho. No ano passado já brilhou na prova da Alemanha. A partir da esquerda: Rafael, Vitor, Natália, Bruno e Pedro. Detalhe: George, que não está na foto, também participará. O Ironman de Zurich é referência no calendário internacional.

Gildo na TV

O ídolo eterno do Ceará, Gildo Fernandes de Oliveira, estará domingo próximo no Debate Bola (TV Diário), às 10h30 da noite, num reencontro com a torcida. É incomensurável sua legião de fãs. Gildo tem sua foto numa bandeira sempre desfraldada nos estádios em jogos do Ceará. Momento para a nova geração ver um dos responsáveis por títulos memoráveis como o tri de 1961/62/63, o Nordestão de 1969 e o "estadual" de 1971, dentre outros.

Selecionadas

Dentre os 15 países participantes da história da Copa América (de 1916 a 2007), oito não foram campeões: Chile, Equador e Venezuela (da América do Sul) e Estados Unidos, México, Costa Rica, Honduras e Japão (times de fora da América do Sul que passaram a ser convidados desde 1993. Curiosidade: o Japão (corpo estranho na competição porque país asiático) foi convidado apenas uma vez, em 1999. (Dados de Airton Fontenele).

Recordando

Vasco (Vasquinho), da Rua Major Facundo, campeão cearense da segunda divisão em 1968. A partir da esquerda (em pé): Valtinho, Zé Renato (excelente violonista que morreu em 2010), Neto Granjeiro, Jairinho, Chico Cabeção, Macaúba e Ivoé. Na mesma ordem (agachados): Pitota, Pinga, Zé Neguinho, Saúde e Joacy. Detalhe: Joacy brilhou no Ceará. (Do álbum de Marquinho Araújo, Bairro de Fátima).