Matéria-1003848

Legenda: Evaldo Lima
Foto:
Rol dos aposentados

O jogador de futebol deve saber o momento ideal para encerrar a carreira. Alguns o fazem no tempo certo; outros, nem tanto. Pelé saiu por cima. Roberto Dinamite e Zico também tiveram belas despedidas. No âmbito local, Sérgio Alves deixou o campo sob aplausos e carinho da torcida alvinegra. Mas muita gente sai de cena discretamente. Foi assim com Croinha, grande ídolo do Fortaleza na década de 1960. A propósito, a torcida fica devendo uma festa a determinados astros. Caso de Gildo, notável ídolo do Ceará, que continua morando perto do PV. Ele escreveu nesse estádio memorável história de gols e títulos. Gildo não teve a apoteose da despedida. A cada dia aumenta o rol dos aposentados. Ronaldo, o fenômeno, soube sair; Belletti, seu companheiro de penta, não soube. Um deslize final, diria. Mas perfeitamente evitável.

Homenagem

Louvável a atitude do secretário de Esportes da prefeitura, Evaldo Lima, que faz questão de deixar assinalado no PV um registro especial sobre a importância de Gildo Fernandes de Oliveira para o futebol cearense. A contribuição de Gildo não ficou restrita ao Ceará, de quem é eterno ídolo. Ele também participou do notável feito da Seleção Cearense que em 1962 ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Gildo, no momento, recupera-se de cirurgias na coluna e joelhos.

História

A atitude de Belletti, que assinou contrato com o Ceará e desistiu dias depois, não vai tirar de seu currículo os registros vitoriosos de tantos títulos conquistados no Brasil e no exterior, inclusive o de pentacampeão mundial pela Canarinho em 2002 na Copa Coreia/Japão. Mas ele poderia ter evitado o vexame e a decepção que causou à nação alvinegra cearense. Só posso compreender a hesitação dele pelo fato de ser duro sair da ribalta. Não é fácil deixar para trás os holofotes, os assédios, os afagos, as emoções.

Talvez ele tenha ficado entre a vontade de continuar e a impossibilidade física de seguir. É duro voltar à vida dos comuns mortais. Ser celebridade tem seus encantos. Mas tem também seus limites.

Gente boa da região

O Guarany de Sobral tem se caracterizado por buscar valores na região. Acompanhei o desempenho do volante Carlos. Gostei das qualidades desse atleta, máxime pelo empenho. Aprecio jogador que se doa à causa. E sempre foi assim nos jogos em que o vi trabalhar. Não tenho dúvida de será muito útil ao Bugre na disputa da Série C nacional.

Rodada de hoje

O São Paulo, diante do Botafogo, tentará provar que a goleada sofrida para o Corinthians foi acidente de percurso. Aliás, acho que foi jogo atípico mesmo. /// O Bahia, cheio de moral, vem de duas importantes vitórias fora de casa: 1 a 0 no Fluminense no Engenhão e 2 a 0 no Atlético/PR dentro de Curitiba. Hoje recebe o Corinthians que goleou o São Paulo. Vai faltar lugar no Estádio de Pituaçu, que tem capacidade para 32.000 torcedores.

Belas na Maratona

As jornalistas Nathália Lobo, Emanuelle Lobo, Mayara de Araújo e Ticiana de Castro, do blog "Belas no Esporte" do Diário do Nordeste, participarão domingo, dia 3, da 10ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de Fortaleza. A largada acontecerá às 6h30, defronte ao Ideal Clube no aterro da Praia de Iracema. A corrida terá um percurso de 5.275 metros cada volta, perfazendo o total de 42.195 metros em oito voltas completas.

Recordando

Vasco (Vasquinho), da Rua Major Facundo, campeão cearense da segunda divisão em 1968. A partir da esquerda (em pé): Valtinho, Zé Renato (excelente violonista que morreu no em 2010), Neto Granjeiro, Jairinho, Chico Cabeção, Macaúba e Ivoé. Na mesma ordem (agachados): Pitota, Pinga, Zé Neguinho, Saúde e Joacy. Detalhe: Joacy brilhou no Ceará. (Do álbum de Marquinho Araújo, Bairro de Fátima).