Jogos para todos os gostos

Leia a coluna deste sábado (19)

Legenda: Leia a coluna deste sábado (19)
Foto: Fabiane de Paula/SVM

Hoje e amanhã, calendário lotado de jogos bons. Desafios para todos os gostos. O Fortaleza no Beira-Rio em Porto Alegre. O Ceará no Castelão. O Ferroviário no PV. O Atlético-CE no Marizão na Paraíba. Vamos pela ordem. Começa logo mais com o Fortaleza. Jogo difícil. O Internacional, na rodada passada, perdeu por 3 a 1 para o Botafogo no Engenhão. É confronto direto porque, se o Inter vencer, ultrapassará o Fortaleza. Gostaria de ver na mesma formação tricolor Thiago Galhardo e Lucero. É verdade que Galhardo vem perdendo gols, mas, em compensação, está bem na participação coletiva. Aí é com o técnico Vojvoda.

Amanhã, o Ferroviário recebe o Nacional de Patos. O Ferroviário é melhor. Está em casa. As condições lhe são mais favoráveis. Mas o sistema mata-mata é cruel, enganador, traiçoeiro, perigoso. Ferrão tem de definir no tempo normal. Deixar ir para a decisão por pênaltis é loteria. Uma hora depois do início do jogo coral, será a vez de o Vozão fazer a parte que lhe cabe: ganhar da Ponte Preta. Para o Ceará alcançar o almejado G-4, muita água ainda terá de passar sob a ponte (sem trocadilho). Vozão terá de adotar a preocupação de cada jogo por vez. E seja o que Deus quiser. 

Análise 

Gosto sempre de observar a importância do atleta no contexto. Ouvi críticas ao Thiago Galhardo pela seguida oportunidades de gol que ele vem desperdiçando. Tudo bem. Vem desperdiçando, sim. Mas não se pode perder de vista a sua participação nas jogadas de frente, que geram também oportunidade de gol para os companheiros. 

Expectativa 

Está provado que o atacante Chrystian Barletta chegou para ser titular. Também restou provado que Saulo Mineiro voltou para ser titular. Até o momento, Erick tem preservada a sua condição de titular. Então, pelo visto, Bissoli, Nícolas e Clebão vão ter que ficar na fila de espera. É o que se presume.   

Pouca diferença 

Na Série B, as equipes, independentemente das posições, não têm diferença técnica muito acentuada. Quem viu a derrota do Vitória (vice-líder) para o Londrina, que está na zona de rebaixamento, pode verificar isso. Também quem viu a vitória do Ceará sobre o lanterna ABC pode tirar a mesma conclusão. 

PV sempre 

Quando o Castelão foi inaugurado, muitos pensavam que o PVzinho de açúcar estava aposentado para sempre. Ledo engano. Está aí o Estádio Presidente Vargas assumindo outra vez o cenário de jogos da Série A. Fortaleza x Coritiba será no Estadinho da Gentilândia. E a decisão de vaga do Ferrão, amanhã, diante do Nacional de Patos, também será no PV.  

Convocação 

Amanhã, às 17 horas, a torcida do Ferroviário terá de lotar o PV e fazer a diferença. O risco do mata-mata é nem sempre classificar o melhor. Entendo que o Nacional deve adotar uma postura que lhe garanta o empate, visando a levar a decisão aos pênaltis. Cabe ao Ferrão evitar que o jogo seja conduzido assim. O Ferrão terá de se impor, tal como fez diante do Princesa do Solimões.