Grande favorito é mesmo o Bahia

Leia a coluna de Tom Barros

Legenda: Bahia é um dos favoritos ao título da Copa do Nordeste.
Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

Faltam apenas duas rodadas para o término da Copa do Nordeste. E há muita coisa para ser definida nos dois grupos. No Grupo A, por exemplo, CRB, Sport e Maranhão estão com 11 pontos. Coladinhos nas três primeiras colocações. O River, quarto colocado, tem 10 pontos. E pronto para chegar ao G-4 está o Ceará com nove pontos. Há, portanto, visível interdependência de resultados. No Grupo B, o Bahia desfila sua superioridade com 15 pontos. Ostenta os melhores números, dentre todos os 16 times disputantes, englobando os dois grupos.

Já garantiu antecipadamente sua passagem para a próxima fase. Tem o maior número de vitórias: 5. Tem a maior saldo de gols: 6. Síntese: o time dirigido por Rogério Ceni quer seguir o que o mesmo Rogério Ceni fez no Fortaleza, ou seja, uma escalada para entrar na história. Será que Ceni conseguirá em Salvador aquilo que conseguiu, quando aqui comandou o Fortaleza? Creio ser muito cedo ainda para tal afirmação. Há ainda um longo caminho a seguir. A fase eliminatória, que começa com as quartas de final, é traiçoeira. Pelo exposto, o Bahia é o favorito absoluto. Mas, como costumo repetir, ser favorito não é certeza de vitória. A rigor, é apenas um indicativo de superioridade. A conferir, pois. 

Derrota 

Na segunda rodada da Copa do Nordeste, o Bahia foi enfrentar o River em Teresina. Segundo relato de alguns jogadores do River, houve por parte do visitante um ar de soberba. Se houve mesmo, não sei. Verdade que os jogadores do River se sentiram feridos em seus brios. A resposta dada com altivez foi a vitória (1 x 0) sobre o time baiano. Serviu de alerta. Depois disso o Bahia ganhou todas. 

Observação 

Cabe aqui um detalhe. O Bahia cumpre vitorioso papel e é mesmo o favorito. Mas, na vitória sobre o Ceará no Castelão, a produção do time baiano não foi melhor que a produção alvinegra. Em boa parte do jogo o Ceará até esteve melhor. Mas, de qualquer maneira, o Bahia venceu. A meu juízo o empate traduziria melhor o que houve em campo. 

Alerta geral 

A vitória do Ceará sobre o Fortaleza acendeu a luz de alerta no Pici. No próximo fim de semana começa a decisão do Campeonato Cearense. O técnico Vojvoda reconheceu que os erros de finalização preocupam. Mas vale um detalhe: as finalizações corretas também aconteceram. Apenas encontraram o inspirado goleiro do Ceará, Richard, pegando todas. 

Rodada 

Com a vitória sobre o Fortaleza, o Ceará voltou a ter chances de classificação na Copa do Nordeste. Amanhã, em Campina Grande, enfrentará o Treze. Depois, no Castelão, na última rodada, enfrentará o lanterna Itabaiana. Já o Fortaleza, vice-líder do Grupo B, tem uma margem melhor para trabalhar. Hoje, no Castelão, recebe o Vitória. Depois vai a São Luiz enfrentar o Maranhão.