Uma cruzada. Projeto difícil de cumprir, mas realizável. Assim, mais uma vez, o Ceará na luta por três pontos. Tudo outra vez como foi contra o Botafogo, como foi contra o Palmeiras. Uma peregrinação imposta pelo calendário que levou o Vozão de Fortaleza a São Paulo e de São Paulo a Minas Gerais. É uma busca intensa. Desgaste permanente. A cada rodada estreita-se a margem. A cantilena continua a mesma: Ceará jogou bem, mas não venceu. Jogou bem diante do Botafogo, jogou diante do Palmeiras, mas somou apenas um ponto em seis disputados. Pouco. Ainda assim está numa faixa que permite sonhar com a posição intermediária. A ponte para a salvação terá de começar com três pontos hoje no Mineirão. O Cruzeiro em festa pela conquista da Copa do Brasil. Arrascaeta veio de longe. Robinho, de perto. Deles os gols que levaram ao hexa. Mano Menezes no comando. É nesse embalo que Cruzeiro vem para cima do Ceará. Na Série A o Cruzeiro é apenas o 10º colocado. Campanha regular, bem distante dos times do G-4. São 13 pontos para o São Paulo, o primeiro fora da zona de classificação. E 22 pontos para o líder Palmeiras. Nada acima do que o Ceará já pegou no Maracanã, Morumbi, Pacaembu, Arena Grêmio... Dá para pensar em três pontos, sim.
Mosaico
A torcida do Fortaleza repetirá na mesma dimensão a festa de domingo passado, com mosaico recorde e outras manifestações? É possível. O atual momento dos tricolores é uma espécie de êxtase, de contemplação, numa alegria incontida e continuada. Por isso mesmo não duvido de que possa acontecer até algo maior. Belo estado d’alma.
Semifinais
Hoje tem início a fase mata-mata da Taça Fares Lopes. Teoricamente, pelas campanhas, entram favoritos Ferroviário e Iguatu, que tiveram desempenhos bem melhores que Caucaia e Horizonte. Mas é sabido que na fase “mata-mata”, não raro, as surpresas acontecem. Disputa em pontos corridos é uma coisa; outra, bem diferente, é eliminação em dois jogos
Pílulas
A diferença entre os times situados entre o 13º lugar e o 19º lugar da Série A marca uma interdependência permanente. A distância entre as posições pode ser considerada grande, mas a diferença de pontos é pequena, ou seja, apenas cinco pontos.
Mais do que nunca o acerto nas conclusões definirá quem desce e quem sobe. Dos que estão na luta (Botafogo, Vasco, América, Vitória, Ceará, Chape e Sport), o maior índice de erros nesta parte é do Ceará. Terá de corrigir isso urgente, já a partir de hoje.