O ano das eliminações
2013 chega ao fim. E entra para a história como o das eliminações. Como exceção, o tri estadual do Ceará e título da Copa das Confederações da Canarinho. As frustrações foram maiores no segundo semestre. Na lembrança, a eliminação do Tiradentes, na Série D, derrotado pelo Botafogo/PB em pleno PV; a eliminação do Ceará na Copa do Nordeste, derrotado pelo Asa/AL em pleno Castelão, onde também foi eliminado na Série B ao cair por 3 a 0 diante do Joinville; o Castelão também palco da eliminação do Fortaleza na Série C, quando o empatou com o Sampaio (2 x 2); e em Juazeiro a eliminação do Icasa, após ter a vaga na mão, antes de perder para o Chapecoense no Romeirão.
O melhor
Quem termina o ano 2013 em alta é o veterano Magno Alves, o melhor jogador do futebol cearense, não apenas pelo elevado número de gols que marcou, mas pela qualidade do futebol apresentado, sempre de alto nível. Um veterano que deve ser tomado como exemplo pelos mais jovens. Magno é um atleta que se cuida mesmo.
Otimismo
Eu não quero acreditar que 2014 traga, numa repetição inaceitável, os fracassos em sequência para o futebol cearense. Correções de rumo estão sendo tomadas. Indicam reformas animadoras que evitarão novos vexames. A princípio, projetam a volta por cima que todos esperam. Teoricamente estão caminhando bem.
Sequência
O que causou frustração não foi apenas a série de eliminações enumeradas no comentário de abertura da coluna. A frustração veio em razão da forma como aconteceu. Tudo estava ali, ao alcance dos clubes cearenses. E estes foram caindo, um a um, como resultado de inexplicável efeito dominó. Pior ainda: eliminação em casa, nas barbas da torcida. A sequência de insucessos não poupou ninguém. E de nada valeu decidir em casa. Quanto mais em casa, mais eliminações. Foi terrível suportar tantos fracassos seguidos.
Passagem de ano
Há mais de uma década, o operador de áudio da Verdinha, Valdenir Santos, trabalha comigo na programação de passagem de ano. Hoje, a partir de 23h40, mais uma vez estaremos unidos em orações, até a chegada de 2014. Nós vamos festejar o Ano Novo no melhor sentimento cristão. E contamos com você na Rádio Verdes Mares - 810.
"O resultado positivo de um treino tem um peso, mas nesse momento a preparação é mais importante".
Marcelo Chamusca
Técnico do Fortaleza (analisando a vitória do Leão sobre o Trairiense)