Projeções especiais
O Ceará começou muito bem sua participação na Copa do Nordeste, ao contrário de times favoritos como Bahia e Vitória. É cedo para avaliação, mas animadora foi a produção alvinegra. As projeções feitas, a despeito de retrocessos que possam acontecer, indicam que o planejamento alvinegro dificilmente sofrerá abalos. Não quero assumir comentário precipitado ou prematuro a respeito do otimismo gerado pela goleada sobre o CRB. Entretanto, a estrutura montada conduz a uma convicção: somente uma reviravolta será capaz de alterar o rumo alvinegro. As projeções, embora iniciais, colocam o Ceará numa posição de vanguarda.
Cuidado
O Fortaleza está imbatível. Campanha perfeita, com 100% de aproveitamento. Mas, no jogo com o Itapipoca, relaxou demais quando construiu 2 a 0 e viu o adversário ter um jogador expulso. Entendo que o Leão acomodou além da medida. Tanto assim que o Quixadá reduziu para 2 a 1 e quase empatou. Foi correta essa acomodação tricolor?
Recordando. A partir da esquerda: radialista Hilton Júnior, ex-zagueiro Mauro Calixto e Cristiano Santos(Memofut). Mauro, que brilhou no Ceará, Seleção Cearense e no Náutico/PE, teve um irmão, Mardônio, que também jogou futebol no Ceará. Ambos começaram a jogar no bairro Gentilândia.
Hora de dosar
Justifica a hora de dosar, substituindo-se os jogadores fundamentais. Entendo. Mas isso somente deve ocorrer quando a vantagem do placar estiver com três gols de diferença. Prudência nunca é demais no futebol, máxime pelas incertezas e zebras monumentais que o mundo desse esporte não raro apresenta.
Desencanto
É natural o desapontamento da torcida do Ferroviário com os resultados recentes. O problema é que a estreia do Ferrão foi arrasadora. A goleada (7 a 2) sobre o Crato criou uma expectativa além do que o time, pela qualidade, poderia e pode oferecer. Além disso, a presença do bicampeão mundial Iarley elevou o moral do grupo. Os desdobramentos, porém, provam que Iarley não pode resolver tudo sozinho. A mudança de treinador foi uma tentativa. Arnaldo Lira terá pouco tempo para dar um diagnóstico da situação. E, mais que o diagnóstico, a solução.
No futuro
Carolina Romanholi, auxiliar de arbitragem aspirante FIFA, tem mostrado sua competência. Profissional dedicada, apostou todas as fichas na carreira que abraçou e na qual é especialista. Deixou de lado convites para ser modelo. Mas, no futuro, quando encerrar a carreira, tem tudo para ser a primeira comentarista de arbitragem da televisão cearense.
Recado
Da querida Denise Santiago: "Visitei ontem o Estádio Mané Garrinha. Não gostei muito. O Castelão é melhor. Ela diz que lá ainda repercute o que houve no Serejão. No primeiro jogo do Campeonato Brasiliense 2014 (Formosa x Brasiliense), o motorista do ônibus sumiu com as chuteiras do Formosa. Não houve jogo e o Brasiliense ganhou por W.O. É o vírus...
Há muito tempo deixei de criticar ou analisar arbitragem. Agora eu tenho mesmo é que procurar resolver os nossos problemas dentro de campo".
Arnaldo LiraTécnico do Ferroviário (analisando a goleada sofrida pelo time coral, justo na estreia dele como treinador)