Coluna Tom Barros

Entrelaçamento total

É difícil dizer quem terá mais facilidades nesta reta final da Série B. Sport, Icasa, Ceará e Figueirense estão entrelaçados. A vantagem de Sport e Icasa está no fato de dependerem apenas de si. Se ganharem seus dois próximos jogos estarão garantidos na elite 2014. Já Ceará e Figueirense dependem de tropeços do Sport e do Icasa. E, numa situação mais complicada e distante, o América/MG (este tem chances matemáticas, mas remotíssimas). Há a impressão de que Palmeiras e Chapecoense, porque já conquistaram seus objetivos, não mais terão interesse diante de Ceará e Icasa respectivamente. Entendo que é melhor não pensar assim. Não haverá facilidade.

Campo ruim

Entendo, aceito e concordo com os jogadores do Ceará: jogar no gramado-tapete do Castelão é uma coisa, jogar no capinzal de Guaratinguetá é outra coisa bem diferente. Vicente e Marcos reclamaram muito. E disseram que os erros nos cruzamentos foram consequência das ondulações existentes nas laterais do campo. Procede.

Adversário comum

Para o futebol cearense, excelente seria a subida de Icasa e Ceará. Mas o entrave é o Sport/PE, que tem jogo teoricamente menos complicado diante do Boa. Mas vale um detalhe: no último jogo, o Sport poderá pegar um Paysandu desesperado, na luta para não ser rebaixado. O jogo será na Ilha, mas mesmo assim uma partida de alto risco.

Malas e bruxas

No imaginário popular, as malas pretas circularão por este Brasil nas duas rodadas finais da Série B nacional. As malas são invisíveis. Os valores, idem. Mais invisível ainda quem as leva ou quem as traz. Como são feitos os acertos? Ao vivo ou por telefone. Nestes tempos de tecnologia avançada em que tudo se grava com câmeras escondidas em ângulos imperceptíveis, creio que os "maleiros" terão muito cuidado na hora de formalizar suas negociatas. As malas pretas são como as bruxas: "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem".

Recordando. Década de 1970. Jogo Corinthians x Fortaleza no PV. A partir da esquerda: Ado, tricampeão do mundo pelo Brasil no México (reserva de Félix), e Lulinha no auge da forma então no Fortaleza. O querido Lulinha morreu no dia 27 de outubro passado. E deixou muita saudade.

Nome da vitória

O Icasa estava no sufoco. Por volta de vinte minutos da fase final (1 x 1), o Paysandu pressionando. Exatamente aí Elanardo entrou no lugar de Gilmak. E fez a diferença. O gol que Elanardo marcou foi de alta precisão. Só mesmo jogador de muita habilidade e visão de jogo consegue tirar do alcance do goleiro a bola bem colocada. Um golaço. E daí a vitória.

Saúde, moçada!

Desejo restabelecimento ao comentarista de automobilismo, Robério Lessa, que está internado, mas passa bem. Senti falta dele na transmissão do Racing Day (TV Diário). /// Desejo também pronta recuperação ao aviador Ari Josino, presidente do Catuleve. Ari esteve internado, mas já se encontra em casa. Saúde, moçada!

'Fernando Henrique é meu amigo. Essa camisa número um é dele. Importante é que, se todo time bom começa com um bom goleiro, o Ceará tem dois".
Jailson
Goleiro do Ceará