Coluna Tom Barros

O fascínio da bola

Bola que rola, que encanta. Que magia há? Não sei. As crianças, antes de saberem que existem, já interagem com a bola. E com ela brincam e afagam. Que bom o Campeonato Cearense 2014 começar. Sai de cena a especulação; entra em campo a matéria-prima, legítima, pura. Os campeonatos estaduais estiveram no foco dos que pregam sua extinção. Mas resiste pela força da história, da tradição, porque coisa nossa, dos velhos tempos. Bola que rola. Ora entra no gol, ora sai pela linha de fundo. Trajetória a mudar vidas, situações, emoções. Chegou o campeonato. Já estava em tempo.

Habilidade. Por onde passou, Guto deixou a marca de seu talento. No Fortaleza certamente não será de outra forma. Dele a torcida espera o mesmo desempenho eficiente que teve no Icasa e no Ferrão.

Recordando. Alguns irmãos entraram para a história do futebol cearense, ora jogando juntos, ora como adversários. Nas décadas de 1950 e 1960, a família que deu o maior número de jogadores profissionais ao futebol cearense, creio, foi a Família Faúna com os irmãos Ninoso, Novíssimo, Charuto e Pedro. Depois, a família Gomes que deu Moésio e Mozart, dois craques. No mesmo período atuaram Bill Rola e Kit Rolla. Anos depois, os irmãos Cleto e Amilton Melo jogaram, mas em períodos diferentes, pois Amilton era mais novo e brilhou na década de 1970. Da família de Vicente Trajano tivemos Mano e Muniz. A família Mourão, na década de 1980, contribuiu com três irmãos jogadores: Newton Albuquerque, Dário e Dáger. Também dessa família, trabalharam na arbitragem cearense os irmãos Dacildo Mourão, Dairon e Dáger.

Expectativa

O Fortaleza tem amplas condições de ganhar do Quixadá. Motivo simples: não há como comparar estrutura, elenco e torcida do Fortaleza com o modesto Quixinha. A dificuldade tricolor será a condição do campo do Abilhão. Isso, sim, pode complicar.

Horizonte

É difícil antever a situação dos times, mas o Horizonte, que manteve o técnico Roberto Carlos, tem bons atletas: Jefferson, Júnior Alves, Erandir, Válter, Albano, Marciel e Deivison. Em casa, é favorito diante do Guarani/J.

"Tenho uma nova missão. Como comentarista da TV Diário, usarei o mesmo senso profissional que norteou minha carreira de atleta".
Bechara
Ex-jogador, agora integrado ao SVM

Notas & notas

A TV Diário mostra hoje, ao vivo, a partir de 15h50, Quixadá x Fortaleza. Narração de Ricardo Mota, comentários de Wilton Bezerra, reportagens de Lucas Oliveira. E tem mais: todos os detalhes da rodada (Horizonte x Guarani/J, Itapipoca x Tiradentes, Ferroviário x Crato) você terá no Debate Bola, que hoje começa às 21h30.

Tiradentes

O técnico Filinto Holanda está confiante numa boa campanha do Tiradentes. Ele esteve no Debate Bola e afirmou que o grupo tem tudo para repetir a boa campanha que fez na Série D sob o comando de Danilo Augusto. No elenco de 2013, permaneceram o ótimo goleiro Fábio Lima, Rafael, Manoelzinho, Rafinha e o destaque Dico, que voltou.

No Castelão

Chegou o momento de a torcida coral conferir o novo Ferrão. Lá estão bons atletas como Fernando Júnior, Mota, Júnior Carvalho, Regineldo, Éverton, Vagno Pereira, Jack Chan, Iarley e Rafael. O presidente coral, Edmilson Júnior (foto) vive a expectativa de, após 40 dias de preparação, conferir o potencial do time. Enfrenta um Crato reformulado e, por isso mesmo, imprevisível.