O "Ficar" e o "Seguir"
O ambiente no Fortaleza voltou à normalidade. E não poderia ser diferente. As turbulências no futebol são normais. Ao anunciar sua permanência Osmar Baquit sepultou as especulações. Neutralizou no nascedouro novas fofocas que tenderiam a prosperar, caso continuasse a incerteza sobre o futuro gestor leonino. O "Fico" significa continuar. Não é o ficar, mas o seguir. O ficar na linguagem dos jovens de hoje é algo passageiro, sem compromisso ou encontro de uma noite. O ficar do Baquit vai até 2014. Com tudo, pois, para dar a volta por cima, desde que tenha a colaboração de todos.
Repercussão. Ribamar Bezerra é voz muito respeitada no Fortaleza. Senti a repercussão do que ele disse no Debate Bola (TV Diário). Eu só o vejo como eterno colaborador. Ainda quando faz observações desfavoráveis, sua crítica é sempre construtiva.
Missão
Não é legítimo torcedor do Fortaleza quem atira exclusivamente nas mãos de Baquit a missão de recompor o Leão. É cômodo criticá-lo. Fácil até. Mas a missão de salvar o Leão é de todos. E exige o fim das alas, das diferenças, das resistências e das vaidades pessoais.
LiçõesNa remontagem tricolor para 2014, jamais poderão ser esquecidas as lições tomadas nos dois últimos anos. Há necessidade de mais cuidado nas contratações e muita reserva com o messianismo de certos técnicos salvadores.
"Gostaria de saber se Osmar Baquit vai manter a suicida política de importação de atletas e técnicos ou vai abrir espaço para a turma de casa"?
Pedro Martins Freire
Crítico de cinema e torcedor do Leão
Mais uma final
O Guarany de Sobral foi finalista do Campeonato Cearense este ano. Perdeu o título para o Ceará, mas não perdeu nenhum jogo: empatou no Junco (1 x 1) e no Castelão (1 x 1). Agora, o Guarany chega a mais uma final. Decidirá o título da Copa Fares Lopes com o surpreendente Barbalha. O Bugre tem feito bonito este ano.
Surpresa
A propósito de Barbalha, o município deu um salto de qualidade. Tornou-se cidade universitária, consolidou sua posição e já agora vê o sucesso no futebol e em outros esportes. O técnico Washington Luiz montou um bom time. Já imaginaram Barbalha na Copa do Brasil e o Icasa na Série A? Aí os caririenses irão à loucura.
Competência
Argeu dos Santos, eleito o melhor técnico do futebol cearense este ano, continua mostrando competência. Após voltar ao Guarany/S, onde conquistara o vice-campeonato estadual, ei-lo colocando o Bugre na final da Copa Fares Lopes. Sua pretensão agora é a Copa do Brasil. Mais um técnico local desprestigiado pelos grandes clubes daqui. Discriminação é isso.
Recordando. No "Programa da Sasso", todo domingo às 15h30 (TV Diário), uma enquete (via internet) tem chamado a atenção dos desportistas: a escolha do melhor goleiro de todos os tempos. A disputa acirrada está entre o saudoso Lulinha, ídolo na década de 1970, e Fernando Henrique, atual goleiro do Ceará. Lulinha, que morreu domingo passado, foi ídolo e campeão no Ceará e no Fortaleza. Lulinha era querido mesmo pelas duas torcidas. Ele tinha estatura média, mas compensava com notável impulsão. Fernando Henrique todo mundo conhece porque em ação no Ceará. Qual o melhor? Vote através do
htpp://facebook.com/programadasasso e eleja quem na sua ótica é o melhor. Lembrete: você pode voltar num outro goleiro que no seu entendimento foi ou é o melhor.