Transparência
Pegou muito mal toda a confusão decorrente do disse não disse a respeito dos pagamentos feitos pela empresa promotora do jogo Portuguesa x Flamengo no Castelão. Fatos assim podem ser evitados quando detalhes dos contratos são divulgados com antecedência, visando a brecar as tão comuns maledicências. Não há nada mais simples que conferir s obrigações e contrapartidas expostas num acordo. Mais fácil ainda quando os valores a serem pagos são claramente determinados. Erra quem admite pagar por fora valores não registrados. Erra mais ainda quem admite recebê-los. Certamente das próximas vezes haverá mais vigilância nessa parte. E transparência, claro.
A vez é do Verdão
O Icasa foi eliminado da Copa Fares Lopes, mas quase no mesmo instante era beneficiado na Série B pelas derrotas do Avaí e América/MG. Sinto assim o destino abrindo campinhos para o Verdão. É hora de aproveitar o embalo. Se ganhar do Boa Esporte, sábado próximo, já dormirá no G-4, pois o Avaí só jogará domingo.
Recusa
Brasileiro Diego Costa decidiu jogar pela Espanha a Copa. Houve três brasileiros que enfrentaram o Brasil em Copas do Mundo: Alexandre Guimarães pela Costa Rica em 1990, Alessandro Santos pelo Japão em 2006 e o zagueiro Pepe por Portugal em 2010. Mas esses três nem foram cotados para jogar pelo Brasil. (Dados de Airton Fontenele).
Trapaceiros
Cronista que recebe boi não é cronista: é boiadeiro. Fica um alerta: promoções de jogos devem ser feitas unicamente mediante contrato publicitário com as empresas. Tudo legalizado. Quem paga cronista para fazer chamada por fora está enganando as empresas de comunicação. Os senhores promotores de jogos de futebol devem ficar atentos porque há espertalhões que fazem intermediações inexistentes e envolvem até nomes de cronistas sérios. Isso é crime. E mais: promotor que usa desse expediente não é promotor: é na verdade perigoso trapaceiro.
Fase
Mota está fora porque expulso no jogo anterior. Já é hora de Mota retomar o futebol que o fez ídolo. Não sei o que houve. Há bem pouco tempo, alcançou sintonia fina com Magno Alves e a dupla ganhou as graças da torcida. Mas nos jogos recentes Mota esteve muito mal. Demonstra irritação fora do comum. Visível estresse que prejudica suas atuações.
Íntegro
Compreendi o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, que decidiu cumprir seu mandato até o fim. É meu convidado do Debate Bola do próximo domingo. Presidente é o que sabe se impor diante das pressões. Baquit é integro, sério. Se aplicar algumas correções, alcançará as metas em 2014. Eu o parabenizo pela coragem de seguir em frente.
"Desde 2002 conheço o trabalho do Flávio Araújo. É muito bom. Mas no Fortaleza as coisas são difíceis porque a torcida é imediatista. Por isso ele não deu certo quando lá esteve".
Renan Vieira
Ex-presidente tricolor
Recordando. 1967. Uma das boas formações do Ferroviário. Wellington, Douglas, Gomes, Flodoaldo, Barbosa, Coca-Cola, Mano, Paraíba, João Carlos, Edmar e Raimundinho. (Arquivo de Elcias Ferreira).