Coluna Tom Barros

Sabidos e otários

Está na hora de questionarmos a política de contratações adotada por clubes do futebol cearense, mormente Fortaleza e Ceará. Há quantos anos lutamos para subir de degrau? O tempo passa e ficamos no mesmo patamar. Vai pelo ralo todo o dinheiro investido na vinda de tantos treinadores e atletas. Despesas com passagens aéreas, hospedagens, registros, rescisões, enfim, soma elevada que compromete a saúde financeira dos clubes. Ora, houve jogador que transitou pelo futebol cearense sem sequer entrar em campo. Disparate inaceitável num segmento que se diz incluído no mundo dos negócios. Que negócio? Há sabidos e otários em toda parte.

Retorno

Thiago Humberto, quando esteve no Ceará há algum tempo, alternou bons e maus momentos. Entretanto, quando foi embora, vivia ótima fase. Restou, para mim, a melhor imagem, ou seja, a do tempo em que deslanchou e mostrou seu eficiente futebol. Neste retorno, espero que ele repita a fase de sucesso. Thiago tem talento.

Presidente

Duvido que haja missão mais ingrata que presidir grandes times de futebol. Se obtém vitórias e títulos, é herói. Se não consegue, o mínimo que recebe da torcida é o nome de f... Perguntem a quem já foi presidente. No caso de Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Guarany de Sobral, já vi em apuros muitos ex-presidentes...

Filosofia

Se os senhores observarem bem, tudo funciona mais ou menos assim: um empresário encaixa um técnico em determinado time. Tal técnico logo traz jogadores desse empresário. Além disso, pode acontecer a indicação indireta, ou seja, um segundo empresário também abre canal de comunicação para colocar seus afilhados. A coisa tem andado muito frouxa. Os dirigentes, na grande maioria, aceitam tudo o que o novo treinador quer. No final, nem classificação, nem título, nada. Ficam as dívidas. E todos vão embora, à espera de um breve retorno.

Sensatez

Ribamar Bezerra, ex-presidente do Fortaleza fez sugestão que ainda agora repercute: quer que os críticos (de microfone) tenham a coragem de assumir o alto comando tricolor. Ribamar afirma que, se for o caso, votará neles. Desafio feito. Resta saber quem topará a sugestão do ex-presidente, que se mostrou muito sensato na colocações.

Orações

Ontem conversei com a minha amiga Júlia, esposa do ex-goleiro Lulinha. Ela me fez um relato sobre a luta dele durante a enfermidade. Um homem forte, bravo, diante do sofrimento. De Júlia ouvi o único pedido do ex-goleiro: orações. Que seus amigos entendam a profundidade do pedido, baseado na fé, na resignação do grande Lulinha.

"São jogadores que vêm de excelente momento: Lulinha fazendo gols e ajudando bastante; Rogerinho que chama à responsabilidade e busca o jogo".

Ricardinho
Meia do Ceará, sobre a importância desses companheiros no esquema

Recordando. Há 13 anos o Estádio Alcides Santos, do Fortaleza, estava assim. O esforço do benemérito Manoel Guimarães e de tricolores históricos o fez bonito como hoje está no Pici. É por isso que eu digo: quando unido, o Fortaleza passa por cima de todas as crises. Sem união, tudo se complica.